Prefeitura visita comunidades para divulgar educação de jovens e adultos

Educação
19/03/2008 16h09
Início > Notícias > Prefeitura visita comunidades para divulgar educação de jovens e adultos

Ir até onde o público-alvo está e desenvolver um trabalho de conscientização sobre a importância da educação na vida de um cidadão. Esta é a ação que vem sendo desenvolvida pela Coordenação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que há mais de uma semana realiza visitas aos estabelecimentos comerciais do bairro Siqueira Campos.

Os integrantes vão de ponto em ponto, divulgando o programa de educação de jovens e adultos realizado, dentre muitas outras unidades, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. Esta unidade de ensino está inserida num bairro que já não é mais somente residencial, mas que se tornou, com o passar dos anos, num bairro com potencial comercial muito grande.

Por conta disso, a ação de divulgação das matrículas para a EJA vem sendo feito, principalmente, nas lojas, restaurantes e em outros pontos de comércio. Esta semana as oficinas mecânicas e de refrigeração foram as escolhidas pela equipe da Semed, que mais uma vez foi b em recebida pelos proprietários dos estabelecimentos, que além de trocar idéias sobre a ação, também permitiram a afixação de cartazes informativos.

De acordo com a coordenadora de EJA da Semed, a professora Isabel Cristina Santos Silva, esta boa recepção aconteceu em todos os pontos abordados. "Essa recepção é sempre muito positiva e a colaboração aconteceu em todos os locais que visitamos", comentou. Em apenas uma manhã, mais de 50 cartazes foram distribuídos pela comunidade do Siqueira Campos. Neles estão contidas informações sobre como os interessados devem proceder para participar das turmas de EJA, composta por pessoas com idade acima de 15 anos que pararam os estudos ou que nunca os iniciou.

"Queremos divulgar para a população as escolas da rede pública municipal que oferecem esta modalidade de ensino. No caso do Siqueira Campos temos a Emef Presidente Vargas, que está com vagas nos ciclos de 1ª à 4ª séries e de 5 ª à 8ª. A campanha já está dando resultado, prova disso é o número de pessoas que se interessam e nos procuraram para obter mais informações, enquanto ainda colocávamos os cartazes", comentou Isabel Cristina.

Conscientes da importância dessa iniciativa, os proprietários dos estabelecimentos comerciais não fizeram nenhum tipo de objeção ao trabalho das educadoras. Um exemplo de boa vontade foi dada por Genival Gonçalves, dono de uma auto-peças. "Acredito na Educação, por isso fiz questão de colaborar. Quanto mais educação pra o povo melhor e tenham certeza de que todas as vezes que precisarem do meu local de trabalho para finalidades deste tipo, ele estará sempre à disposição", frisou. Atitude semelhante foi demonstrada por Jaldemir dos Santos, dono de uma oficina mecânica. "Essa campanha vai incentivar aqueles que estão sem motivação para voltar à escola. O número de pessoas que circulam por aqui todos os dias é grande e tenho certeza de que o resultado será positivo. Também faço questão de contribuir", declarou.