Prefeitura apóia apresentações teatrais em homenagem ao aniversário da cidade

Funcaju
24/03/2008 14h21
Início > Notícias > Prefeitura apóia apresentações teatrais em homenagem ao aniversário da cidade

Em homenagem aniversário de 153 anos de Aracaju, a trupe de teatro Imbuaça apresenta hoje, segunda-feira, a partir das 17 horas, na praça Fausto Cardoso, o espetáculo 'Teatro Chamado Cordel'. Antes, a atração é o grupo cultural São Gonçalo, de Laranjeiras. A iniciativa faz parte do projeto 'Mostra Brasil de Teatro de Rua' e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). A apresentação é gratuita e aberta ao público.

A mostra é realizada e idealizada pelo Grupo Imbuaça, que é coordenado pelo ator e professor de artes Lindolfo Amaral. A iniciativa recebe o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Aracaju. As apresentações acontecerão na praça Fausto Cardoso, no teatro Tobias Barreto e no teatro Atheneu.

O evento visa buscar uma temática histórica através do teatro, além de possibilitar o encontro dos mais diversos estilos de apresentações teatrais de rua, aliado a pesquisa, promovendo uma troca de experiências entre os grupos. O projeto Mostra Brasil de Teatro de Rua segue até o dia 28 e contará com apresentações de peças teatrais e a performances de diversos grupos folclóricos de Sergipe e de outros Estados.

São Gonçalo

A brincadeira, nascida em Portugal, é uma homenagem a um santo que foi marinheiro, e tirava prostitutas ‘da vida' através da música. O grupo do povoado Mussuca, em Laranjeiras, é formado basicamente por penitentes. O ‘São Gonçalo' paga as promessas individuais dos participantes por meio de apresentações, assim que o pedido é atendido. Apesar de louvar um Santo católico, a dança lembra movimentos de rituais afros, e a ligação fica explícita também nas letras das músicas, quando os participantes cantam, por exemplo: "Vosso rei pediu uma dança, é de ponta de pé, é de ‘calcanhá'. Onde mora vossos reis do Congo..."

Imbuaça

O grupo sergipano Imbuaç' é uma associação sem fins lucrativos e foi fundado em 1977, na cidade de Aracaju. Tem reconhecimento de utilidade pública Municipal, Estadual e no Conselho de Cultura do Estado de Sergipe. Ao longo dos quase 26 anos de existência, o Imbuaça já montou mais de 26 espetáculos e desenvolveu projetos sociais junto ao Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Comunidade Solidária, BNDES, etc. A iniciativa tem como missão a montagem, a produção e a circulação de espetáculos, bem como a realização de cursos e oficinas nas áreas de arte e educação, destinados a população carente da cidade de Aracaju.

Programação

24/03 - Segunda- feira
Local: Praça Fausto Cardoso
Horário: 16h - Grupo São Gonçalo
Horário: 17h - Grupo Imbuaça / SE - Espetáculo Teatro Chamado Cordel

25/03 - Terça-feira - Auto do Caldeirão
Local: Praça Fausto Cardoso
Horário: 16h - Reisado do Marimbondo
Horário: 17h - Grupo Alegria, Alegria / RN

25/03 - Terça-feira - Baldroca
Local: Teatro Tobias Barreto
Horário: 20h - Encontro com Amir Haddad
Horário: 21h - Grupo Joana Gajuru / AL

26/03 - Quarta-feira - Fome e Come
Local: Praça Fausto Cardoso
Horário: 16h - Grupo Joana Gajuru / AL
Horário: 17h - Grupo Teatro que Roda / GO - Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança - Um capítulo que poderia ter sido.

Horário: 18h - Grupo Tá na Rua / RJ
Memória do Tá na Rua
Local: Teatro Atheneu - Leitura Dramática
Horário: 20h - Grupo Imagem / SE

27/03 - Quinta-feira - Maguinus
Local: Praça Fausto Cardoso
Horário: 16h - Grupo Boca de Cena / SE
Folclore na Cabeça
Horário: 18h - Falos e Stercus / RS
Mithologias do Clã
Local: Teatro Tobias Barreto
Horário: 21h - Fábio Vidal / BA

28/03 - Sexta-feira. - Seu Bonfim
Local: Praça Fausto Cardoso
Horário: 16h - Grupo Imbuaça / SE
O Palhaço e a Bailarina
Horário: 17h - Mamulengo de Cheiroso/ SE
A Viúva Alucinada
Local: Teatro Atheneu
Horário: 20h - Grupo Strutífera Navis / SE
Antígona