Seguem homenagens pelo mês do 153º aniversário de Aracaju

Funcaju
25/03/2008 14h27
Início > Notícias > Seguem homenagens pelo mês do 153º aniversário de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju (PMA) convida a população para celebrar o mês do 153º aniversário de Aracaju e prestigiar a programação de hoje, terça-feira. As comemorações incluem apresentações de grupos folclóricos e dois espetáculos da ´Mostra Brasil de Teatro de Rua´.

Um das apresentações será encenada às 16 horas, com a participação dos grupos ´Reisado do Marimbondo´, de Sergipe, e ´Teatro de Roda´, de Goiás. O outro será encenado às 21 horas pelo grupo ´Joana Gajuru´, de Alagoas.

Além disso, a programação desta, quinta feira prevê a inauguração do Centro de Formação e de Saúde do Trabalhador, às 18 horas, na Rua Carlos Prestes.
Grupos

-ReisadoDe influência portuguesa, antigamente a brincadeira chamava-se Reiseiros, mas sempre reuniu pessoas que, no período do Natal, saiam pela cidade anunciando o nascimento de Jesus. Além das danças e dos cantos de pedição de sala (licença para dançar), louvação à Maria, Jesus, autoridades e pessoas queridas, o Reisado possui o entremez, que corresponde à dramatização, conduzida pela Dona do Baile e outro personagem importante na brincadeira, o Mateus, ou Caboclo.

O roteiro do Reisado, quase sempre, segue a mesma seqüência de músicas: abrição de porta ou ´pedição´ de sala, marcha de entrada, louvação aos donos da casa, louvação ao Menino Jesus, parte das figuras, entremeios (falas do Caboclo e da Dona do Baile), cantigas de amor, chula (só dança), entrada do Boi e retirada.-Teatro de Roda

Nascido no Aterro do Flamengo, na Arena da Glória, Rio de Janeiro, em junho de 1983, o ´Teatro de Roda´ é um movimento contemporâneo que vem reunindo platéias por todo o país. Atualmente o ´Teatro de Roda´ é praticado no Rio de Janeiro, em Goiás e em Pernambuco.

O já consagrado movimento de teatro de rua envolve canto e dança. Enquanto manifestação cultural, se apresenta como veículo integrador de pessoas de diferentes idades, pertencentes a grupos sociais distintos, em confraternização cênica, coreográfica, musical e poética. Embalado por ´repentes´, partidos-altos, ´desafios´, capoeiragem, cirandas e outras danças de roda, o público canta, dança e representa junto com os artistas.-Joana Gajuru

Com o objetivo de contribuir para o fomento da cultura do imaginário popular, baseada na literatura de cordel, nos contadores de casos e no dia a dia dos cidadãos nordestinos, foi criada em 1995 a Associação Teatral Joana Gajuru. Tendo como meta buscar a identificação da platéia com o que se passa em cena, o Grupo Joana Gajuru opta por montar espetáculos que têm como cenário a rua. Fazendo, desta forma, com que a arte seja reconhecida como algo próximo do cotidiano de quem passa.

Confira a programação de hoje, terça-feira:

- Mostra Brasil de Teatro de Rua
Local: Praça Fausto Cardoso
Horário: 16h
Atrações: grupos Reisado do Marimbondo e Teatro de Roda/GO (espetáculo: Dom Quixote)

Local: Praça Fausto CardosoHorário: 16hAtrações: grupos Reisado do Marimbondo e Teatro de Roda/GO (espetáculo: Dom Quixote)

- Inauguração do Centro de Formação e de Saúde do Trabalhador
Local: Rua Carlos Prestes
Horário: 18h

Local: Rua Carlos PrestesHorário: 18h

- Mostra Brasil de Teatro de Rua
Local: Teatro Tobias Barreto
Horário: 21h
Atração: grupo Joana Gajuru/AL (espetáculo: Baldroca)

Local: Teatro Tobias BarretoHorário: 21hAtração: grupo Joana Gajuru/AL (espetáculo: Baldroca)