Missa em celebração à Páscoa movimenta Cras Antônio Valença Rollemberg

Família e Assistência Social
26/03/2008 16h44
Início > Notícias > Missa em celebração à Páscoa movimenta Cras Antônio Valença Rollemberg

Aconteceu na manhã de hoje, quarta-feira, na Paróquia Bem Aventurado José de Anchieta, localizada no conjunto Augusto Franco, uma missa em celebração à Páscoa para crianças, adolescentes e idosos inseridos em programas sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O momento foi proporcionado pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Antônio Valença Rollemberg.

Para os cristãos, a páscoa é um momento muito especial, onde é celebrada a morte e ressurreição de Cristo, símbolo maior da devoção. A dona Rosa Maria Vieira, mãe de Fernanda Vieira, 12, integrante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), acredita que o momento foi muito especial. "Gosto muito que minha filha participe de todas as atividades do Peti, porque ela aprende muitas coisas novas que fazem com que ela cresça. Gostei muito da iniciativa da equipe do Cras em levá-los à igreja para comemorar a Páscoa, desta forma eles podem entender melhor o sentido da comemoração", ressaltou.

Já a dona Ana Lúcia Santos, mãe de Luan Felipe Santos, 9, também inserido no Peti, a importância não foi diferente. "Muitas vezes as crianças pensam que a Páscoa é apenas comer chocolate e não entendem o sentido maior que é Jesus, por isso achei muito relevante essa iniciativa de levar as crianças à missa e fico muito feliz que meu filho tenha participado", disse dona Ana Lúcia.

"Eu participo do grupo de oração na igreja, então se o Cras não nos levasse para missa em um momento tão importante como é a Páscoa eu acharia muito vazio. Penso também que este é um importante momento para as pessoas que não têm esse hábito de ir à igreja refletirem um pouco sobre a importância de Deus em nossas vidas", explicou dona Hélia Silva, 63, integrante do grupo de Convivência da terceira idade do Cras Antônio Valença Rollemberg.

De acordo com o estudante João Vítor dos Santos, de apenas 10 anos, inserido no Peti, a missa foi um momento especial. "Eu gostei muito de participar da missa, pois é um momento interessante e que a gente aprende muita coisa nova", disse. "Eu gosto de participar de todas as atividades do Peti porque em todas, eu aprendo muito e me torno uma pessoa melhor", completou o jovem.

A assistente social do Cras, Telma Maynart, ressaltou a importância da integração em que o momento proporcionou ao grupo. "Todos os anos nós costumamos celebrar a missa em comemoração a Páscoa, pois é uma excelente oportunidade de reunirmos as famílias para uma grande confraternização", explicou. "Em um momento tão importante onde celebramos a ressurreição de Jesus é importante essa integração, a fim de criarmos um clima de paz e harmonia em nossos corações", completou.

Para a assistente social e coordenadora do Cras, Vilna Andrade, o principal objetivo foi despertar a espiritualidade. "Toda a equipe tem a intenção de, em nossas atividades, implantar a importância da espiritualidade na vida dos usuários, porque nós acreditamos que se nosso espírito está bem, nosso corpo também vai estar, dentro desta perspectiva, todos os anos nós celebramos uma missa e independente de religiões, nós priorizamos a qualidade de vida que também passa pela vivência espiritual", explicou.

Ao final da celebração eucarística, a equipe técnica do Cras organizou um delicioso café da manhã, onde todos os beneficiários puderam se confraternizar com a equipe e desejar uma feliz páscoa a todos. "Este é um momento de louvor a Deus e principalmente de gerar nessas crianças e nos idosos que participam dos projetos, o sentido da ressurreição de Jesus, pos isso antes da missa nós procuramos explicar o que é a Páscoa para que eles pudessem vivenciar melhor essa data especial", completou Vilna Andrade.