Edvaldo Nogueira inaugura nova sede do Cerest e do Ceps

Saúde
27/03/2008 09h36
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira inaugura nova sede do Cerest e do Ceps

Os trabalhadores de Aracaju já contam com um serviço público especializado para reabilitação e tratamento de doenças relacionadas ao trabalho. O novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário foi inaugurado na noite de ontem, quarta-feira, pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos. Na oportunidade também foi inaugurado no mesmo complexo o Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) Antônio Garcia Filho.

O prédio onde passam a funcionar os dois serviços está localizado na rua Luis Carlos Prestes, nº 99, bairro Areias. Anteriormente o Cerest funcionava no edifício do Cemarh, no conjunto Augusto Franco, enquanto o Ceps estava instalado no conjunto Orlando Dantas. A união das duas unidades num amplo e moderno prédio representará economia para a administração e possibilitará tanto um atendimento ampliado e de qualidade para os usuários, como uma série de capacitações para os profissionais de Saúde do município.

"Vamos ter aqui um espaço para os trabalhadores terem sua reabilitação física ou mesmo se prevenirem de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho", comentou Edvaldo Nogueira, se referindo ao Cerest. Sobre o Ceps, o prefeito lembrou que o centro de estudos possibilitará aos servidores municipais da Saúde a oportunidade de se qualificarem ainda mais. "Aqui nosso pessoal poderá incorporar novas técnicas e estudar cotidianamente. Essa inauguração mostra nossa continuidade de compromisso com os trabalhadores e a população em geral", acrescentou.

O secretário Marcos Ramos destacou que o novo complexo é muito importante por vários pontos. "No aspecto administrativo, eles ficam próximos da Secretaria e da Prefeitura e possibilitam atividades conjuntas, como grandes reuniões, campanhas e outros eventos. Além disso, teremos diminuição de custos, acesso facilitado e condições de funcionamento melhor. Em um ano, economizaremos cerca de R$ 50 mil e atenderemos quatro vezes mais usuários, já que também contratamos mais profissionais" ressaltou Ramos, lembrando que árte dos recursos vêm da parceria com o Ministério da Saúde, através da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

Durantre a inauguração, os presentes puderam conhecer as instalações. O Ceps conta agora com salas de aula, de reunião, coordenação e recepção, biblioteca e laboratório de informática, enquanto o Cerest ainda inclui consultórios e salas de tratamento munidas de equipamentos. O espaço ainda conta com dois veículos novos, auditório, pátio, estacionamento e quadra poliesportiva, onde serão desenvolvidas atividades diversas. O atendimento nos dois centros é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, sendo que para marcar atendimento o trabalhador precisa apenas ser encaminhado por médico, da rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou não.

Homenagens

A inauguração foi marcada pela homenagem a duas ilustres figuras sergipanas. O prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de fazer um breve histórico sobre as pessoas que emprestaram seus nomes às novas instalações das unidades. "Esses dois centros receberam os nomes do operário Anísio Dario e do médico e professor Antônio Garcia, honrados cidadãos cujas memórias darão mais significado a estas iniciativas, que irão contribuir para melhorar a saúde do trabalhador e para formar essa legião de homens e mulheres, que no dia-a-dia da saúde do município, avançam cada vez mais nos serviços em prol dos aracajuanos", acrescentou, citando em seguida os homenageados.

"Anísio Dário não está nos livros de história, pois era um estivador negro e comunista da década de 40 que sofreu com o preconceito e a perseguição. No entanto esse operário era de uma inteligência fenomenal, um líder sindical que marcou época em Sergipe. Foi uma figura incomum, um defensor de sua classe que nunca abriu mão de seus princípios. Foi assassinado em plena rua João Pessoa, Centro de Aracaju, em 1947, durante uma manifestação, e sua família foi exilada, indo morar no Rio de Janeiro. Ele é um símbolo dos que lutam e não se envergam, dos que têm suas idéias e permanecem lutando por elas. E como aqui é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, não poderia deixar de ter o nome de um operário, porque ninguém melhor que os operários representam os trabalhadores", disse Edvaldo.

Ainda em tom emocionado, o prefeito se referiu a Antônio Garcia, ao lado de um dos filhos do homenageado, o também médico Eduardo Garcia. "Ninguém melhor para dar o nome a esse Centro de Educação Permanente em Saúde que Antônio Garcia, que é um desses gênios, uma pessoa rara e de multitalentos. Ele foi médico, escritor, político e um homem à frente do seu tempo; possuía uma cultura apuradíssima. Em sua visão de futuro, fundou a Faculdade de Medicina em Sergipe, sendo aliás o maior responsável pela criação dela, que foi o embrião da fundação da Universidade de Sergipe. Além disso foi professor, reitor e secretário de Educação do Estado, quando construiu inúmeras escolas, ou seja, um grande incentivador da educação", destacou Edvaldo.

A solenidade ainda contou com o secretário de Governo, Bosco Rolemberg; o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sílvio Santos; o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone; a assessora especial de Políticas para a Juventude do Município, Carla Trindade; a coordenadora de Educação Permanente em Saúde do Município, Ana Acioli; os vereadores Evandro Franca, Dr. Gonzaga e Rosângela Santana; as diretoras do Cerest Anísio Dário, Tânia Figueiredo, e do Ceps Antônio Garcia, Ângela Leite; o presidente do diretório estadual do PCdoB, Hallison Souza; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio Góis, e o grupo teatral ´A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar´, da SMS, que se apresentou para o público presente.