Prefeitura de Aracaju lança campanha 'Dia D' contra a dengue

Saúde
27/03/2008 13h42
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju lança campanha 'Dia D' contra a dengue

‘Não deixe a dengue mandar na sua casa. A dengue pode matar', com essa frase foi lançada pelo secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, na manhã de hoje, quinta-feira, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário a campanha ‘Dia D, sábado é dia de combater a dengue na sua casa'. O objetivo da campanha é dar continuidade ao esforço institucional que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério da Saúde vem fazendo com relação a campanha contra o mosquito Aedes Aegypti.

O mote é gerar uma consciência na população aracajuana e alertar que o combate a dengue começa dentro da casa de cada um. Ela será lançada em três fazes: massificação, com anúncios em rádios, televisões e jornais. Sustentação: anúncios, publicidade em busdoor, que circula em um período maior e atinge um grande número de pessoas; e a campanha de apoio, onde a equipe de publicidade vai acompanhar o desenvolvimento do trabalho.

Para o secretário Marcos Ramos, a campanha é mais um mecanismo de trabalho no combate a dengue, que não poupa sexo, cor, nem classe social. "A nossa casa é uma parte nobre da nossa vida, então é necessário que todos se envolvam no processo. A campanha é inteligente, racional e convoca a população a participar. Nesse momento precisamos fazer o combate para não sobrecarregar a rede de saúde", analisa ele. A campanha publicitária também deve facilitar a entrada do agente de endemia nas residências.

Segundo Marcos os profissionais na rede de saúde municipal já estão capacitados para atender a demanda e que o objetivo agora é habilitar a rede privada. "Vamos capacitar a rede particular para que todos estejam em um padrão de atendimento bom", esclarece o secretário. Hoje à tarde, às 15h, a SMS estará promovendo treinamento no Hospital São Lucas com a equipe de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Parceria

Quem também acompanhou o lançamento foi a promotora de Justiça Euza Missano, que parabenizou o esforço do secretário e de sua equipe em desenvolver um bom trabalho de combate a dengue e anunciou a parceria do Ministério Público Estadual (MPE), junto à SMS. "Gostaríamos de noticiar que seremos parceiros nessa luta, o MPE trabalha em duas vertentes, na ajuda ao agente de endemias com a mobilização para que a população permita a entrada do agente em suas casas para realizar a verificação. Caso alguma pessoa recuse a entrada do agente, o caso deve ser comunicado ao Ministério Público", destacou.

A promotora também lembrou que na próxima segunda-feira, o MPE e a PMA vão discutir a questão das casas abandonadas e dos terrenos baldios ". Vamos fazer uma convocação comunicando as pessoas que elas devem dar acesso aos agentes e, caso contrário, vamos tentar mobilizar o judiciário para resolver a situação. Aproveito a oportunidade e parabenizo a Secretaria de Saúde e o doutor Marcos Ramos por esse trabalho tão importante", declarou.

A coordenadora do programa de controle da dengue, Thayse Cavalcante divulgou que a SMS irá desencadear todas as quintas-feiras, nas unidades de saúde, ações em todos os setores inerentes ao combate a dengue, seja em escolas ou dentro da própria unidade, entre outros locais. "Além da população ajudando, vamos dentro do nosso local de trabalho falar sobre esse problema", explica Thayse.