Os alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado, ligado à ligado Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), estiveram reunidos esta semana para mais uma formação continuada. A reunião aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no Bairro Siqueira Campos, e teve vários pontos de discussão.
O primeiro deles foi relacionado aos instrumentos de avaliação que serão trabalhados pelos alfabetizadores, como forma de mensurar o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e escrita. A professora Isabel Cristina Santos Silva, coordenadora do programa em Aracaju, através da Semed, foi a responsável pela explicação do funcionamento do instrumento.
O segundo momento foi dedicado aos informes sobre os eventos que serão realizados dentro das propostas do programa. Um deles será a 'Caminhada de Leitura', que ocorrerá de 1º a 4 de abril deste ano e envolverá todos os alfabetizandos, que estarão divididos em grupos. Eles serão levados para a Orla de Atalaia para a realização de atividades de práticas sociais da escrita. Durante a caminhada, os alunos serão levados para conhecer os monumentos artísticos da orla e também poderão testar seus conhecimentos lendo as placas e anúncios dos estabelecimentos comerciais da região.
Durante o encontro, foi discutida ainda a realização do seminário "As práticas pedagógicas que fazem diferença no EJA/alfabetizadores - resgatando seus saberes e resignificando seus dizeres". O evento acontecerá de 23 a 25 de abril no Cemarh. "Nossa formação continuada tem como objetivo instrumentalizar e apoiar o trabalho realizado por esses educadores em sala de aula, melhorando, principalmente, suas práticas pedagógicas", disse a coordenadora do EJA em Aracaju, Isabel Cristina.