Estudantes da rede municipal de Aracaju participam de ação de inclusão digital

Educação
27/03/2008 14h40
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Cerca de 115 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, localizada no Bairro América, integram o programa 'Tonomundo', realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), através da Secretaria Municipal da Educação, que desenvolve as atividades em seis unidades de ensino da rede.

Por meio dessa iniciativa os estudantes têm acesso a atividades de inclusão digital e cidadania, desenvolvidas de acordo com as necessidades locais através da utilização de ferramentas pedagógicas, todas presentes na realidade das instituições de ensino inseridas.

Desde 2007 a Semed faz parte do programa, como uma forma de possibilitar aos seus estudantes o acesso à educação por meio da informática. O 'Tonomundo' trabalha com as vertentes da cidadania, meio ambiente, integração família/escola e identidade cultural, que servem de guias para as ações. Na Emef Thétis Nunes, por exemplo, foi montado um laboratório de informática onde as atividades são desenvolvidas.

Nessa instituição de ensino a comunidade escolar abraçou a causa e hoje, já são seis professores envolvidos, todos devidamente capacitados. Cabe aos alunos, com a orientação profissional, desenvolver as tarefas pedidas pelo projeto, além de usar a imaginação e o conhecimento que possuem para outras.

Voltando a imaginação

Ações como 'Berlinda Abracadabra', que enfatizou o meio ambiente na escola ou 'Opará', que retratava o Rio São Francisco, são exemplos de algumas ações que exigiram muita disciplina e espírito de equipe para serem cumpridas.

Dentro do 'Tonomundo' os alunos também participaram da criação de um xadrez com peças temáticas da cultura local, e de um cordel com o nome de personalidades do Estado de Sergipe, a exemplo de Zé Peixe e Sílvio Romero. Para esta atividade foi necessária, ainda, ampla pesquisa e muita dedicação. A reativação do grêmio estudantil da unidade de ensino é mais um exemplo do engajamento dos alunos.

"Decidi fazer parte do programa porque as atividades são sempre muito interessantes e criativas. Já aprendi muito através delas. Dentre tudo o que já fiz, o que mais gostei foi da pesquisa sobre Monteiro Lobato, pois desta forma conheci grande parte da sua literatura", disse Juliana Maira Lemos, 11 anos.

Para esse ano já está programada a realização da segunda parte de um projeto que envolve o conhecimento do Bairro América e da cidade de Aracaju. Após a visita aos principais locais da cidade, os estudantes serão estimulados a escrever sobre os pontos positivos e negativos dela, devendo propor soluções para a melhoria.

Os resultados das ações feitas pelos integrantes do Projeto "Tonomundo" na Emef Thétis Nunes estão expostos em um blog, acessado através do portal www.tonomundo.org.br . De acordo com a formadora mediadora local e professora da Emef, a professora Eneida Conceição, a informatização é usada para que os estudantes possam se apoderar da cidadania.

"A internet é um instrumento de aprendizagem muito importante, mas o principal benefício é a realização pessoal e profissional, que ganha uma dimensão ainda maior quando vemos a cooperação, o entusiasmo e o espírito de equipe que é despertado nos alunos", falou. Além da Emef Thétis Nunes fazem parte do projeto as escolas municipais de ensino fundamental Santa Rita de Cássia, Manoel Bomfim, Tancredo Neves, Anísio Teixeira e Juscelino Kubistichek.

NTE

O projeto "Tonomundo", assim como outros que trabalham a questão da inclusão digital ligada à educação estão sob a coordenação do Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional de Aracaju (NTE), que desenvolve várias ações na busca pela inclusão digital. Além de coordenar os programas de inclusão de informática educacional, o NTE tem dentre suas atribuições a implantação dos laboratórios de informática nas escolas e capacitação de professores que irão atuar com os estudantes.

Ao todo já são 22 laboratórios implantados nas escolas da rede pública municipal de ensino. Na opinião do coordenador do NTE, o professor Neusvaldo Silva Lima, a inclusão digital no município está em fase de desenvolvimento e crescimento. "O que precisamos é capacitar ainda mais gestores de laboratórios para que possam fazer a ponte entre a informática e os alunos. Com esse aumento também conseguiremos ampliar o número de estudantes com acesso à informática", declarou.