As novas tecnologias têm o poder de influenciar o comportamento da sociedade, refletindo em benefícios culturais, sociais e econômicos. É com essa visão que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), desenvolve o Programa de Qualificação Profissional, e, dentre os cursos oferecidos, se insere a informática. Mais duas turmas de jovens e adultos que residem no bairro Santa Maria estão sendo treinadas e preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. É a inclusão digital.
O treinamento de informática está acontecendo na Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santa Maria, localizada na Rua B-6, nº 1, Conjunto Valadares. A unidade, gerenciada pela Fundat, disponibiliza laboratório de informática e espaços para a realização de outros cursos, também voltados para a capacitação. Centenas de jovens e adultos do Santa Maria já foram qualificados. Desta vez, são 30 alunos que estão absorvendo os novos conhecimentos com a visão voltada para enfrentar o mercado de trabalho.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h (primeira turma e das 10h às 12h (segunda turma), sendo composta de 15 alunos cada uma. À frente do treinamento está o instrutor Glauber Vinícius, com formação em design gráfico. O profissional ministra aulas para Fundat há 4 anos e é considerado como um dos melhores, destacando que para integrar o quadro de instrutores do órgão, é preciso preencher vários requisitos. A seleção é criteriosa, visando sempre levar o melhor junto as comunidades, ou seja, oferecer qualidade.
As turmas do curso de informática estão formadas por jovens e adultos com idades entre 16 e 32 anos. O motoboy Mário César Campos, 32 anos, residente no bairro Santa Maria, está freqüentando o curso de informática há cerca de uma semana. Esclareceu que sempre desejou fazer um curso de informática.
De acordo com sua explanação, não tem a intenção de continuar exercendo a profissão de motoboy, considerando que sofreu um acidente e, atualmente, encontra-se impossibilitado de trabalhar. "Quero mudar de profissão e, com a informática, novos caminhos serão abertos na minha vida", destacou, lembrando que a qualidade do curso é excelente. "O instrutor é capacitado e não faz corpo mole. Está sempre pronto para nos atender".
Tatiane Michelle Costa Santos, 26 anos, atualmente é dona de casa e nunca desempenhou outra função. "Com o curso de informática, pretendo ingressar no mercado de trabalho e contribuir com a renda familiar. Acredito que chegou o momento para novas perspectivas em minha vida. Cheguei a conclusão que, além de dona de casa, cuidar dos filhos, também posso me tornar uma excelente profissional e conciliar tudo, a exemplo de outras mulheres".
A estudante Andreza Lima Alves, 16 anos, busca a qualificação para enfrentar o primeiro emprego. "Já estou me preparando para iniciar a minha vida profissional. Quero um futuro melhor e sei que é exatamente por meio da capacitação que vou atingir os meus objetivos".
O estudante José Fernando Bispo dos Santos, 16 anos, é outro exemplo. Cursando o segundo ano do ensino médio, esclareceu que já deixou diversos currículos em empresas, mas que não obteve respostas. "A informática é essencial para desempenhar qualquer função. Vou a luta e acredito que em breve estarei trabalhando".
O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, afirmou que o curso de informática é um dos mais procurados pelos cidadãos e, praticamente é o carro-chefe. "O prefeito Edvaldo Nogueira é um administrador com visão para o futuro e sabe que é por meio da qualificação profissional que o cidadão tem a oportunidade de obter uma melhor qualidade de vida", destacou, acrescentando que a informação possibilita o uso de diversas soluções digitais eficazes que beneficiam o nosso dia-a-dia.