Grupo Imagem dramatiza texto de Hunaldo Alencar no Teatro Atheneu

Cultura
28/03/2008 16h22

O grupo sergipano Imagem deu início ontem, quinta-feira, no Teatro Atheneu, ao Projeto Leitura Dramática, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). O objetivo é a valorização e a divulgação dos textos de autores sergipanos e dos grupos teatrais do Estado. O projeto é alusivo aos 54 anos do Teatro Atheneu e faz parte das comemorações dos 153 anos da capital.

A peça encenada foi 'Maguinus', um texto do sergipano Hunaldo Fontes de Alencar, que alegoriza a vida no sertão abordando a exploração dos trabalhadores dos canaviais que vivem sob o domínio dos coronéis. Durante a leitura, o elenco incorporou em suas falas as singularidades dos personagens do livro de Hunald de Alencar. A questão da seca, a defesa do rio, a cultura do povo sertanejo, a fé, a relação de poder, foram alguns dos temas discutidos no hall do teatro. Rosana Costa, Rose Ribeiro, Ricardo Montalvão, Leandro Santolli e Nigroh Horgin compõem o elenco do grupo Imagem.

O diretor do projeto 'Leitura Dramática', Cícero Alberto, explica que o texto ainda não foi montado por nenhum grupo e apesar de abordar o domínio dos coronéis, além de estar situado no sertão, atinge também a nossa realidade urbana. "A peça é um texto muito atual e riquíssimo. Por isso, me sinto privilegiado em estar dirigindo esta primeira leitura dramática neste projeto que homenageia também César Macieira, o saudoso e grande colega de trabalho", ressalta.

A diretora do Teatro Atheneu, Valéria de Abreu, esclarece que o projeto é uma continuidade do trabalho do saudoso ator e diretor teatral sergipano César Macieira, o homenageado da noite. "Ele tinha uma verdadeira adoração pelas leituras dramáticas e este é um trabalho direcionado aos alunos de escolas públicas em conjunto com os professores de História e de Literatura para que os textos dos autores sergipanos sejam conhecidos", ressalva.

De acordo com Valéria Abreu, o evento acontecerá bimestralmente com encerramento previsto para o mês de dezembro. Em junho, o espetáculo fará homenagem ao primeiro ano de morte de César. "Em junho, somente, é que o texto não vai ser de um autor sergipano, porque o César tinha a pretensão de montar "Dona Rosita Solteirona" do poeta e dramaturgo espanhol, Federico Garcia Lorca", acrescenta.

A estudante do Colégio Atheneu Ana Lúcia Nóbrega, já participou de aulas de teatro e aprovou a iniciativa do projeto. "Parabenizo a Funcaju e a Prefeitura pela divulgação da proposta e por esta iniciativa, já que as pessoas que nunca tiveram oportunidade de freqüentar o teatro, nunca iriam saber como é o mesmo. Graças a esse projeto, eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho dos artistas sergipanos", declara Ana Lúcia.