Desde o último dia 18 de março, a vida de centenas de aracajuanos foi significativamente melhorada pela reestruturação do sistema de transporte da Região Metropolitana da Taiçoca - a qual compreende os conjuntos Marcos Freire I, II e III, Albano Franco e Seixas Dórea.
A iniciativa derivou de uma parceria entre as prefeituras de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, e dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estimam que a mudança inicial no sistema resolveu 60% do problema de transporte da região. As cinco novas linhas criadas são: Fernando Collor/ Atalaia (14 ônibus), Santos Dumont/ Centro (6 ônibus), Marcos Freire/ Centro (2 ônibus), Piabeta/ Mercado (4 ônibus) e São Braz/ Maracaju (1 ônibus).
Além da reestruturação do sistema de transportes, uma licitação já foi realizada para que seja dada a largada do início da construção do Terminal de Socorro, localizado no Marcos Freire II. Com a construção do Terminal serão integradas as demais comunidades da Taiçoca e, ainda de acordo com dados da SMTT, a medida reduzirá quase 70% do tempo de espera dos passageiros.
Segundo a dona de casa Maria Aparecida Paixão, a vida de quem precisa atravessar a ponte do José Rollemberg Leite (ponte do Rio do Sal) - que liga o município de Nossa Senhora do Socorro à capital - melhorou 90%. "Com a mudança, praticamente não temos nada do que reclamar, pois toda hora passa ônibus. Antes eu tinha que ir ao terminal da Maracaju e pegava dois ônibus, agora pego só um e chego bem mais rápido. Todo mundo comenta sobre a melhora", opina Maria Aparecida, não escondendo o contentamento com a mudança.
A estudante Ivyna Gomes é uma das 15 mil pessoas beneficiadas que utilizam as cinco novas linhas. Ivyna conta que precisa cruzar a ponte diariamente para ir à escola. "Faço esse trajeto todos os dias, antes eu tinha que pegar dois ônibus, agora só pego um; é muito mais rápido", descreve.