Mostra Brasil de Teatro reune grupos Boca de Cena e Falos e Stercus

Cultura
28/03/2008 15h38

A I Mostra Brasil de Teatro de Rua contou ontem, quinta-feira com as apresentações do grupo sergipano 'Boca de Cena' e o grupo gaúcho 'Falos e Stercus, na praça Fausto Cardoso. As atrações chamaram a atenção do público que frequenta o Centro da cidade com suas performances inusitadas. A mostra é apoiada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

O Boca de Cena, que abriu a tarde, é coordenado por Rogério Alves, estudante de Teatro na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e completará três anos de criação no dia 17 de setembro.  O grupo é formado pelos atores Luiz Antônio, Ana Kely, Dani Menezes, Leandro Rondel, Lidiane Lima, Rafael Nascimento.

Eles entram em cena vestidos de chita florida e colorida, chapéus e até mesmo roupas de palhaços, tudo isso em meio a um cenário com uma barra de ferro enfeitado de fitas coloridas. No palco eles dançaram, cantaram e brincaram interagindo com a platéia. O Boi, o Guerreiro, o Burro, a Dona Deusa e o Mestre Euclides, puxados por uma zabumbeira, foram alguns dos personagens.

Já o grupo Falos e Stercus, criado em 1991, apresentou a peça 'Mithologias do Clã', que já foi encenado na Europa e diversas cidades do Brasil. O espetáculo que retrata a luta de poder, a história de um Deus que desce do céu para acasalar com a sua Deusa propondo esta sensualidade e orgia sexual. Durante o ato, os atores buscam provocações e sensações com o público.

"Para nós é maravilhoso fazer este intercâmbio cultural. O teatro de rua permite fazer este diálogo puro e direto com o povo. O mais interessante, é que a força de um grupo consegue organizar este espetáculo. E foi uma honra participar dessa mostra representando um momento histórico nosso", ressalvou a atriz Carla Cassapo. Além dela, participaram Cristina Kessler, Fábio Rangel, Fábio Cunha, Jeremias Lopes, Alexandre Vargas, Luciana Paz e Frederico Restori, sob direção de Marcelo Restori.

Impressão

O professor Luciano Acciole Gomes levou ao Atheneu 80 alunos do Colégio Estadual José de Matos Teles, Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura e da Escola Municipal João Prado, da cidade de Japaratuba. Segundo ele, os jovens ficaram maravilhados com a mostra e disse que a iniciativa é um grande incentivo aos estudantes.

"Trouxemos dois ônibus com os alunos da rede municipal e estadual, inclusive, alguns desses alunos fazem parte do grupo de teatro das suas respectivas escolas. Uma importante vivência para eles. Nós professores procuramos valorizar e incentivar nossos alunos a gostar da cultura sergipana e essa mostra foi uma grande oportunidade", ressaltou Luciano.