Prefeitura de Aracaju promove diversas ações no combate à dengue

Agência Aracaju de Notícias
02/04/2008 11h42

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) montou um plano de contingência no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ações diárias e reforço no quadro dos agentes de endemias estão sendo priorizados. Além disso, a PMA inicia amanhã, quinta-feira, uma força-tarefa que engloba a atuação conjunta da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, a Rede de Urgência municipal está abrindo alas para hidratação de pacientes com dengue nos dois hospitais municipais: Hospital Zona Norte Nestor Piva e Hospital Municipal Zona Sul Fernando Franco. Além disso, os auxiliares de enfermagem municipais estão sendo capacitando na conduta de atendimento ao paciente com dengue em Prova do Laço. Há ainda a ampliação das equipes plantonistas, através da contratação de médicos emergencistas e enfermeiros. Para atender da melhor forma possível os pacientes com dengue e reduzir o tempo de espera dos pacientes, a PMA está aumentando a capacidade do laboratório para a realização de hemograma e adquirindo macas, cadeiras de roda e poltronas.

Já na Rede de Atenção Básica, composta pelas 43 Unidades de Saúde da Família, estão sendo montadas Salas de Observação e Rehidratação para pacientes com suspeita de dengue. Para que ninguém fique sem a medicação necessária, caso seja contaminado pelo mosquito, está sendo efetuada a compra de mais remédios e insumos.

Agentes de saúde

Para intensificar a inspeção nas residências, bem como esclarecer a população de como se deve combater a dengue, 800 agentes comunitários vão se juntar aos mais de 100 agentes de endemias nas ações que estão ocorrendo na capital sergipana. Cada agente deve atender 20 casas por dia no que resultará em 160 mil residências visitadas em dez dias.

A Vigilância Epidemiológica, juntamente com o programa Municipal de Combate à Dengue, montou um calendário de atos e mutirões entre as Unidades de Saúde e entidades civis organizadas e lideranças comunitárias, escolas, polícia comunitária, conselhos, entre outros.

A Vigilância também está capacitando médicos, enfermeiros e auxiliares da rede privado de Saúde no tocante ao atendimento à pacientes com dengue. O fumacê estará presente nos bairros de Aracaju diariamente (exceto nos dias de chuva, seguindo as determinações do Ministério de Saúde).

O Ministério da Saúde entregou a PMA dois veículos para fortalecer e prevenção e o combate às doenças endêmicas. Os dois furgões ajudarão no transporte de agentes da SMS, que percorrem a cidade e visitam os imóveis a procura de focos do mosquito Aedes aegypti.

A PMA está negociando com hospitais conveniados e privados a garantia de leitos de internação (adulto e pediátrico) e a ampliação da intersetoridade. Visando desenvolver um trabalho forte e correto a PMA conseguiu firmar parceria entre as secretarias da PMA, Governo do Estado e Ministério Público Estadual (MPE).

Parceria

A Prefeitura solicitou ao MPE autorização para a entrada dos agentes nas residências fechadas e nos terrenos particulares que estão abandonados. A intenção é aterrar terrenos alagados e vistoriar piscinas que não possuem tratamento adequado.

Veja mais...

PMA aperta na fiscalização de terrenos baldios no combate à Dengue

Prefeitura cria força-tarefa de combate à Dengue e reforça pontos de hidratação nos hospitais

PMA recebe veículos do Ministério da Saúde para combater a dengue

Prefeitura de Aracaju redobra atenção à dengue

Agentes comunitários de saúde atendem pedido do prefeito e entram na guerra contra a Dengue