Edvaldo Nogueira entrega novos veículos para limpeza pública em Aracaju

Serviços Urbanos
02/04/2008 14h29

A limpeza pública da cidade conta com um importante reforço a partir de agora. O prefeito Edvaldo Nogueira acaba de entregar à população dez novos caminhões compactadores para a coleta de lixo, mais cinco caçambas basculantes e uma retroescavadeira hidráulica para desobstrução de canais. Os investimentos são de R$ 4 milhões e irão renovar 50% da frota da Torre Empreendimentos, que atua em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A solenidade aconteceu na manhã de hoje, quarta-feira, no Parque Augusto Franco (Sementeira).

Para Edvaldo Nogueira, apesar de a limpeza pública da sua administração ser a mais bem avaliada das capitais do Norte e Nordeste brasileiro, a meta da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é nunca descuidar e trabalhar ainda mais para melhorar a prestação de serviços à comunidade. "Esses equipamentos vão possibilitar uma coleta de lixo cada vez melhor, mais ágil e eficiente. Isso significa mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para a comunidade", enfatizou.

O prefeito destacou ainda que o reforço na limpeza de canais com as novas caçambas e retroescavadeiras vai se somar ao mutirão de combate à Dengue, que inclui uma força-tarefa para remoção de entulhos, drenagem de alagamentos e aterramento de terrenos; pontos de hidratação em todas as unidades rede pública municipal; reforço de cerca de 900 agentes de saúde; e endemias e campanhas educativas. "Nossa meta é unir esforços para, num curto espaço de tempo, frear a Dengue e evitar uma epidemia na cidade", afirmou.

Para o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, a renovação da frota será decisiva à consolidação do esforço diuturno para garantir o alto grau de qualidade dos serviços de limpeza urbana e prevenir alagamentos. "Com certeza a qualidade dos serviços tende a melhorar. Vamos ter a certeza do cumprimento dos horários e dar satisfação no trabalho aos nossos empregados. Assim ganham todos, a população, o município, os nossos empregados e, com certeza, todos vão ficam mais satisfeitas com a limpeza", destacou.

Radiografia

Mensalmente são recolhidos 11 mil toneladas de lixo na capital; mais 8.500 toneladas de entulho; mil toneladas de resíduos provenientes de canais (pneus, fogões, restos de móveis e plásticos); e ainda 2.500 toneladas de provimentos de varrição e de capinação. No final do de 2007, a limpeza pública da cidade alcançou o índice de aprovação popular de 96%, o maior desde que a Torre passou a atuar nessa área, em 1994.

Inicialmente, a nova frota começará a rodar sem a plotagem, até o resultado do concurso envolvendo os alunos da rede municipal para escolher a melhor frase e o melhor desenho sobre limpeza urbana, que irá decorar os equipamentos.