Prefeitura de Aracaju desenvolve ações estratégicas de combate à Dengue

Infraestrutura
02/04/2008 16h01

Como parte das ações estratégicas de combate ao mosquito da Dengue, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está trabalhando de maneira intensiva em vários pontos da capital para coibir a proliferação do transmissor da doença. Dentre essas ações, a administração do município desenvolveu um programa de atividades emergenciais que consistem na manutenção das redes de drenagem, serviços de terraplenagem e aterro de áreas alagadiças.

Logo no início da manhã, uma reunião realizada no setor operacional do órgão delimitou as ações preventivas e os locais onde a empresa agiria primeiro. Estabelecida a programação diária, as equipes da Emurb se deslocaram para diversos pontos da capital. Dentre as atividades estabelecidas para o dia de hoje, o órgão municipal iniciou a terraplenagem de alguns terrenos baldios da cidade.

Localizado entre as ruas Sergipe e Bahia no bairro Siqueira Campos, um dos terrenos baldios, diagnosticado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como área de risco, recebeu, logo pela manhã, equipes da empresa que iniciaram os serviços de limpeza da área e terraplenagem do local. Com as obras realizadas, a área deixa de ser um foco de risco, pois o acúmulo de água é equacionado com o nivelamento do solo e a retirada do entulho.

Segundo o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb, as áreas foram estrategicamente selecionadas para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. "Esses terrenos baldios são uma preocupação constante da Prefeitura de Aracaju. Além da fiscalização promovida pela Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), a Emurb trabalha no sentido de impedir que essas áreas possam servir de foco de proliferação da doença. Como foi constatado o acúmulo de águas das chuvas no local, encaminhamos logo no início da manhã uma equipe para executar a terraplenagem, impedindo a formação de pontos de alagamento", explica o engenheiro.

O presidente da Emurb ainda esclarece que as ações marcam o compromisso da Prefeitura com a saúde dos aracajuanos. "É um esforço em conjunto das diversas secretarias do município. Vale ressaltar, porém, que a contribuição da população é muito importante. Ações como jogar o lixo na lixeira, denunciar terrenos baldios e acompanhar as visitas dos agentes de saúde do município contribuem para esse combate ostensivo desenvolvido pela Prefeitura. Se todos auxiliarem o trabalho do poder público, a Dengue não será um problema para os aracajuanos", conclui Valmor.