Para combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu um programa de atividades que está sendo executado nos diversos bairros da capital. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a administração do município implementou um conjunto de ações emergenciais que consiste na manutenção das redes de drenagem, serviços de terraplenagem e aterro de áreas alagadiças.
Como parte dessas ações de combate à endemia, a empresa está trabalhando durante esta semana na Praça Durval Andrade no bairro Atalaia, zona Sul da capital. O local foi detectado como zona de risco pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, unida à Emurb e às demais secretarias do município, vem desenvolvendo um trabalho intensivo de prevenção da doença.
De acordo com esse diagnóstico inicial, as chuvas, que caíram na capital nos últimos dias, provocaram um ponto de alagamento no campo de futebol da praça. No início da semana, técnicos da empresa estiveram no local para realizar uma avaliação preventiva. O resultado dessa avaliação foi revertido, na manhã de ontem, em obras para a região.
Essas obras consistem na implantação de novas galerias da rede de drenagem pluvial. As novas tubulações foram especialmente projetadas com diâmetro maior para realizar a completa drenagem das águas acumuladas, impedindo a formação de focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Segundo o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb, as novas galerias vão impedir a formação de pontos de alagamento na região. "Essas ações fazem parte de uma política de trabalho que envolve todas as secretarias do município. Todos estão contribuindo em suas respectivas áreas de atuação para coibir o avanço da doença na cidade. O Prefeito Edvaldo Nogueira direcionou um conjunto de atividades que vão desde a prevenção até o atendimento hospitalar. E isso é o reflexo de uma administração que valoriza a vida", explica Valmor.