Alunos do Programa Brasil Alfabetizado conhecem unidades da Petrobras

Educação
04/04/2008 08h03
Início > Noticias > 34630

Um dia de aprendizado prático e cheio de atividades diferentes. Foi assim a viagem de 40 integrantes do Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido em Aracaju através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Os alfabetizandos e a coordenação local do programa viajaram até os municípios de Carmópolis e Pirambu para visitar a área operacional do Petróleo, unidade da Petrobras e o Projeto Tamar.

Estas visitas, que de certa forma já se tornaram tradicionais para o grupo gestor local do programa, foram desenvolvidas com o principal objetivo de ampliar os temas de aprendizagem. Em Carmópolis as atividades tiveram como primeira temática a preservação ambiental, explicada através do Programa Agrofloresta, desenvolvido pela Petrobras dentro da área operacional e que preza a não degradação do meio-ambiente através do aproveitamento da matéria orgânica. Os ensinamentos lidavam com questões de preservação da vida e recuperação das áreas já afetadas pela ação humana.

Os alunos e professores ainda participaram de uma aula sobre o petróleo, como é feita a sua extração e refino, processos desenvolvidos com o produto antes de chegar ao consumidor. A segunda parte da visita foi no Projeto Tamar, em Pirambu, unidade também mantida pela Petrobras e que tem como função primordial preservar a vida das tartarugas marinhas. Na reserva, os participantes aprenderam sobre a vida das tartarugas, como é feita a sua reprodução, como se alimentam, e principalmente, como são fundamentais enquanto espécie.

A gestora local do Programa Brasil Alfabetizado, a professora Isabel Cristina Silva Santos, que também é a responsável pela Coordenação de Jovens e Adultos da Semed falou sobre a idéia de promover a viagem, e de como ela pode melhorar o curriculum dos alunos e dos professores.

"Os alfabetizandos possuem realidade e vivência diferenciadas, por isso, precisamos ensiná-los promovendo ações educativas mais amplas e que contribuam para o processo educacional. Foi uma experiência bastante prazerosa e de integração. Foi um momento especial", declarou.