Unidades de Saúde da Família mobilizam comunidades no combate à dengue

Saúde
04/04/2008 10h48
Início > Notícias > Unidades de Saúde da Família mobilizam comunidades no combate à dengue

Saúde Municipal, crianças e adultos unidos contra a dengue. Ontem, quinta-feira, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Walter Cardoso e Adel Nunes foram às ruas reforçando o Plano de Intensificação de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju.

Sob a coordenação das USFs, escolas públicas e particulares, creches e moradores realizaram caminhadas sobre o tema. As manifestações ocorreram nas comunidades dos bairros Veneza e América. "A idéia é mobilizar, conscientizar e reforçar o combate ao mosquito nas residências", disse a gerente da USF Walter Cardoso, Mônica Santos Silva.

Talita Sacramento Santos, 12, estudante da Escola Jornalista Orlando Dantas, disse que já teve dengue e que hoje faz de tudo para evitar o foco do mosquito. "Eu estou sempre olhando no meu quintal se tem algum local com água acumulada, além de orientar meus pais sobre a dengue. Eu não quero ficar doente de novo", comentou.

No bairro Veneza, foram parceiros na caminhada a Escolinha Pequena Fada (privada) e a creche Casa da Família, onde funcionam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), um pré-escolar e um trabalho com idosos.

A exemplo da USF Walter Cardoso, alunos, moradores e equipes de saúde da Adel Nunes saíram pelas ruas do bairro América para alertar à população sobre os riscos da dengue. "Com os nossos agentes comunitários de saúde, vamos treinar as crianças nas escolas para que cada uma delas se torne um soldadinho multiplicador no combate aos focos e à doença", revelou a gerente Luciana Passos Barreto.

Em ambas unidades, novas atividades já estão programadas, como uma caminhada na Veneza II, na próxima quinta-feira, dia 10, e um mutirão educativo-preventivo com as crianças das escolas da comunidade do bairro América, no sábado dia 12.

Confira o hotsite da ação da PMA no combate à dengue