Presidente da Emsurb representa prefeito no lançamento do Pré-Universitário Seed

Gabinete do Prefeito
04/04/2008 10h15
Início > Notícias > Presidente da Emsurb representa prefeito no lançamento do Pré-Universitário Seed

Representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sílvio Santos, participou na noite de ontem, quinta-feira, da cerimônia de abertura do projeto Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seed), no Teatro Tobias Barreto.

Mais de mil jovens que estão inscritos no projeto compareceram ao evento e, na oportunidade, assistiram a apresentação do Coral da Seed e à aula inaugural com Álvaro Cardoso Gomes, que abordou o tem ´Os anos de formação de um jovem nos tempos da ditadura´. Cardoso é professor graduado em Letras Vernáculas e doutor em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). O Pré-Universitário conta com o apoio do sistema educacional, que tem realizado ações no sentindo de melhorar a qualidade do ensino público e dar condições de acesso aos alunos da rede pública ao ensino superior.

Para Sílvio Santos, ações dessa natureza fazem com que os filhos da classe trabalhadora tenham a oportunidade de adquirir conhecimento e de disputar um lugar nas melhores universidades do país. "Não podíamos esperar nada diferente de um governo com perfil de mudança. Este é um passo importante na consolidação do espaço educacional", ressalta.

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, solicitou aos estudantes que acreditassem acima de tudo neles mesmos. "Vocês podem e têm condições de ocupar cargos importantes e ter um futuro brilhante, porque estão tendo a oportunidade de fazer parte de um curso de Pré-Vestibular oferecido pelo governo estadual", observa.

Ele ainda citou os números grandiosos que a Seed tem alcançado. "Foram distribuídos mais de nove mil módulos entre professores e técnicos, mais de nove mil alunos se inscreveram para participar deste curso. No decorrer do ano passado tivemos simuladão que atingiu a marca de mais de 40 mil participantes", informou, ressaltando ainda que, no ano passado, 1.202 alunos da rede pública de ensino foram aprovados nos vestibulares, contribuindo assim para a democratização do acesso ao ensino superior. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram 665 estudantes aprovados, sendo 303 originários do Pré-Universitário da Seed.

O secretário de Estado de Educação, José Fernandes Lima, fez a abertura oficial das atividades do programa Pré-Universitário. "Decidimos iniciar este ano o trabalho de uma forma solene, para que pudéssemos dizer que essa atividade da Secretaria de Educação é em prol de nossos jovens estudantes. O acesso à educação é uma determinação de uma política da atual gestão, que visa o resgate do prestígio da escola pública de nosso Estado. Estamos torcendo que vocês tenha sucesso e que daqui a um ano possam estar falando das nossas universidades", disse.

Estiveram na cerimônia o deputado federal Iran Barbosa; os deputados estaduais Conceição Vieira e Wanderley Correia; os vereadores Chico Buchinho, Rosângela Santana e Waldir Santos; o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho; a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Maria Zelita Batista; o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Natanael Nascimento Leite; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), Joel Almeida; além dos prefeitos das cidades de Itaporanga D´Ajuda, Maria das Graças; de Capela, Manoel Sukita; e de Japaratuba, o padre Gerard.