PMA promove II Reunião Ampliada com as Instituições da Rede Socioassistencial

Família e Assistência Social
04/04/2008 14h01
Início > Notícias > PMA promove II Reunião Ampliada com as Instituições da Rede Socioassistencial

Aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, II Reunião Ampliada com as Instituições da Rede Socioassistencial do ano de 2008, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). O evento foi realizado no auditório do Instituto Lourival Fontes, localizado no no conjunto Castelo Branco, e contou com a participação dos representantes das 25 entidades conveniadas pela Semasc.

A organização da reunião ficou por conta da Coordenadoria de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Coplansuas), vinculada à Semasc. A proposta do encontro foi apresentar as orientações do monitoramento pedagógico e financeiro e prestação de contas dos convênios e recursos repassados para as entidades que fazem parte da Rede Socioassistencial, do exercício de 2008.

O representante da Semasc e gerente de Análise e Habilitação de Convênios da Coplansuas, Elber Firpo, abriu os trabalhos saudando a todos e todas presentes naquela reunião e frizou sobre a importância de estar repassando as informações necessárias para a prestação de contas ao órgão financiador desses recursos. "Hoje são 25 instituições conveniadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Semasc, e este momento é muito importante para todos os técnicos e entidades que fazem parte dessa rede. Nossa meta principal é a orientação, monitoramento, avaliação financeira e pedagógica para este ano", ressaltou.

"Essas reuniões são bastante importantes para as instituições conveniadas pela Semasc, porque facilitam, orientam quanto à aplicação dos recursos e com isso, podemos fazer a coisa de maneira correta, sem causar nenhum dano para a entidade. Entretanto, essa é uma oportunidade única a cada ano, de estarmos frente aos técnicos da Semasc, tirando as nossas dúvidas, para fazermos a coisa honestamente, não só prestar contas ao órgão financiador, mas a toda comunidade que necessitam dos nossos trabalhos", comentou o presidente dos Serviço de Assistência e Movimento de Educação (Same), Antônio Costa Almeida.

Já pedagoga e tesoureira da Casa da Doméstica, Maria do Carmo Barros, falou sobre a importância dos recursos recebidos pela Semasc, como também do trabalho desenvolvido pela instituição. "A reunião é fundamental para todas as entidades conveniadas pois elas aprendem como proceder de forma correta para angariar recursos dos órgãos financiadores. Além do mais, a Casa da Doméstica faz parte dessa rede e dá um bom atendimento a toda comunidade que necessite dos serviços oferecidos por esta instituição. No momento, atendemos as domésticas através de cursos que beneficia as mesmas, como culinária, vagonite e pintura em tecido, e ainda realiza palestras mensais sobre prevenção contra doenças e direitos previdenciárias", destacou.