A mostra fotográfica 'Pontes Culturais' continua aberta à visitação até amanhã, sábado, na Galeria de Artes Álvaro Santos. A exposição reune 53 peças de diversos artistas que mostram de maneira bem peculiar elementos que incorporam a realidade de Aracaju e da antiga capital São Cristóvão.
O diretor da galeria, Fernando Cajueiro, disse que a exposição é uma visão de cada artista sobre essas duas cidades. "É uma maneira de homenagear a capital, analisando a cidade e, ao mesmo tempo, fazendo um link entre as cidades de Aracaju e São Cristóvão", comenta.
Muitos visitantes compareceram à galeria durante a mostra, a exemplo da escritora Virgínia Curvelo, que ficou encantada com a foto da Ponte da Coroa do Meio, do fotógrafo Pedro Leite. "A foto demonstra muita civilidade sendo uma visão de grandeza e de pobreza, já que várias pessoas moram e dormem debaixo da ponte" afirma.
Na mostra, a fotógrafa Maria Odília mescla em suas fotos muito simbolismo e religiosidade. "Essas fotos eu tirei na procissão de Nossa Senhora da Conceição, na descida da Colina do Santo Antônio", explica a artista que buscou demonstrar com as fotos, o sincretismo religioso presente na capital.
Já Edel Ferreira explica que voltou a fazer exposições depois de um tempo ausente. "Não tive como fazer outras exposições por falta de patrocínio. Por isso, a minha última exposição foi em agosto de 2007", ressalva a fotógrafa que disse utilizar melhor o papel fosco em seus trabalhos. A artista acrescenta que buscou com suas fotos mais detalhes. "Às vezes, a pessoa passa e não nota as belezas que a cidade possui", frisa Edel Ferreira.
O também fotógrafo Márcio Garcez explorou as belezas que existem nas manifestações religiosas em São Cristóvão. "Essas fotos foram tiradas no segundo domingo da Quaresma, uma festa secular", ressalta o artista que viu na fé dos fiéis a beleza do seu trabalho. "É tocante à demonstração de fé das pessoas já que cada uma delas tem uma história", revela Márcio Garcez.
Ainda de acordo com Márcio, ele teve que escolher fotografias entre mais de 2000 imagens para a exposição. "Com essa mostra, eu fui contemplado pelo prêmio BNB de cultura e a publicação em um catálogo, além de a exposição ter sido exposta no museu de São Cristóvão". O artista também fez questão de ressaltar o prazer em estar participando das comemorações de 153 anos da capital e parabenizou a administração do prefeito Edvaldo Nogueira pela preocupação com a cultura.
Os dias e os horários de visitação são: segunda à sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 9h às 13h. O telefone para contato é o 3179-1308. A Galeria de Artes Álvaro Santos é uma unidade mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).