Parceria entre população e Prefeitura promete o fim da dengue em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
07/04/2008 18h13
Início > Noticias > 34654

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), desde novembro de 2007, como parte do Programa Municipal de Controle da Dengue, vem aplicando todas as medidas necessárias para o combate eficaz da doença. Com o novo contexto da dengue no Brasil, e por conseguinte na capital sergipana, uma série de outras iniciativas foi desenvolvida para que o quadro de ´surto´ seja combatido na capital.

A determinação expressa do prefeito Edvaldo Nogueira é que ocorram iniciativas sistemáticas, que envolvam todas as secretarias municipais em várias frentes, para que num prazo estimado de 30 a 60 dias, o número de casos caia drasticamente e ocorra a exterminação do mosquito transmissor da dengue. "Estamos em melhor situação do que outras capitais brasileiras, mas mesmo assim intensificamos o trabalho para evitar uma possível epidemia e prestar atendimento imediato à população", declara o prefeito Edvaldo Nogueira.

Dentre as ações deflagradas pela PMA estão: o reforço no quadro de Agentes de Endemia; campanhas educativas; e até a criação de uma força-tarefa - que envolve a remoção de entulhos, drenagem de água e aterro de terrenos baldios, sob a coordenação das empresas municiais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb). "A PMA assume a frente das iniciativas de combate ao atual quadro da dengue, mas lembra que é uma ação conjunta com a sociedade", enfatiza.

Ações

Uma das formas mais eficazes do combate à Dengue é a ´prevenção mecânica´, ou seja, a lavagem (com vassouras e escovas) e secagem de locais por onde passe água. Para conscientizar a população quanto aos métodos de prevenção, e para intensificar o trabalho de eliminação de eventuais focos nas residências, 800 Agentes de Saúde se juntaram aos mais de 100 Agentes de Endemias nas ações que ocorrem na capital sergipana. Cada Agente é designado a atender 20 casas por dia, o que acaba por resultar em 220 mil residências visitadas a cada mês.

Ainda no âmbito de combate direto aos focos de reprodução do Aedes aegypti, uma força-tarefa foi montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que tem ajuda da Emsurb, da Emurb e de 850 agentes de saúde. O trabalho de combate à doença em várias frentes é realizado de segunda-feira a domingo. E, de acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, devido à grande carga de trabalho dos agentes durante a semana, será organizado um esquema de revezamento de plantões para que mais bairros sejam atendidos pela força-tarefa nos finais de semana - período em que as ações são intensificadas.

Devido o descaso de alguns proprietários com a limpeza de terrenos baldios, a Emsurb tem realizado um trabalho intenso de fiscalização destes espaços. A atividade da Empresa está assegurada na Lei Municipal de nº 1.721/91, na qual está previsto que "os donos de terrenos baldios devem mantê-los limpos, cercados e com passeio pavimentado".

Após feita a denúncia, o serviço de fiscalização passa pela análise de um fiscal; comprovada a irregularidade, é encaminhada uma notificação ao proprietário, que deverá resolver o problema em até 15 dias. Caso a solicitação não seja acatada, o responsável será autuado, devendo pagar uma multa que varia de R$ 80, para imóveis de até 150 m², a R$ 2.896, para imóveis acima de 5001 m². "A denúncia é de suma importância", destaca Edvaldo.

Como prova da mobilização dos parceiros da PMA no combate à dengue, o Governo do Estado de Sergipe disponibiliza carros para a aplicação de produtos que eliminam o mosquito da dengue na capital. O ´fumacê´ é considerado uma medida emergencial e atinge apenas o mosquito adulto que sobrevoa o local no momento da aplicação, ficando livres dos efeitos as larvas, ou mesmo mosquitos que permanecem em locais fechados.

Para ajudar na recuperação daqueles que adquiriram a doença, e como um dos tratamentos mais importantes para quem contrai o vírus é o consumo de líquidos, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município estão disponibilizando hidratação oral para a população. "A hidratação é de suma importância para que o quadro da doença não piore", destaca a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Taíse Cavalcante.

Confira o hotsite da ação da PMA no combate à dengue

Veja mais...

PMA aposta em solução ecologicamente correta e garante reciclagem de pneus

Prefeitura monta força-tarefa para o combate à Dengue