Edvaldo Nogueira participa de lançamento do livro de poesias ´Versos em Flama´

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2008 08h17
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira participa de lançamento do livro de poesias ´Versos em Flama´

Depois das bem-sucedidas incursões pela crônica na coluna assinada semanalmente no Jornal da Cidade, Waldemar Bastos Cunha agora se lança no mundo fascinante da poesia com ´Versos em Flama´, lançado na noite de ontem, segunda-feira, no foyer do prédio da reitoria da Universidade Tiradentes (Unit). O livro é o primeiro publicado dos oito que estão escondidos na gaveta esperando a exigência do autor ceder lugar à ânsia dos leitores.

O prefeito Edvaldo Nogueira esteve presente ao lançamento e falou da sua admiração pelo lado cronista do autor, que guarda um estilo próprio, suave e inteligente para fazer uma crítica bem-humorada do cotidiano. "Agora eu vou conhecer o seu lado poeta. O talento de Waldemar é tão grande, ele é homem tão brilhante, tão multifacético, que tenho certeza que será um belo livro. E mais do que isso: será um alimento para alma", afirmou.

Modesto e versátil, Waldemar Bastos conta que o livro só saiu diante da insistência dos dois amigos poetas Ézio Déda e Marcelo Ribeiro. "As poesias não têm título e foram escolhidas aleatoriamente, mas por coincidência trataram do mesmo tema: a paixão. Esse é o sentimento mais bonito, mais puro do ser humano. Ás vezes rasga, lacera, porque fica preso e, de repente, brota em você, e sai de forma desordenada. Pode ate machucar", descreveu.

O projeto inicial era ter lançado uma compilação dos contos e crônicas há anos publicados toda sexta-feira no jornal com o título de ´Heterônimos de Salustiano e Inocêncio´, no entanto a poesia falou mais alto. "Espero que agrade bastante, mexo com isso há muito anos. Talvez tenha sido até demorado o lançamento, mas com o tempo a gente fica sendo ainda mais exigente com sigo mesmo, de modo que está saindo a fórceps agora", revelou.

Biografia

Advogado, escritor e poeta, Waldemar Bastos Cunha é delegado do Serviço do Patrimônio da União em Sergipe. Natural de Mato Grosso, militou na Ação Popular em 1972, combateu a Ditadura Militar e acabou migrando para Sergipe, onde atuou no Porto de Aracaju e, posteriormente, assumiu importantes postos da administração pública do município na década de 90: secretário de Administração e de Finanças, procurador Geral, e até presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Presenças

Prestigiaram a solenidade o desembargador Artêmio Barreto; o ex-governador Seixas Dórea; os secretários municipais Carlos Cauê (Comunicação Social) e Vovô Monteiro (Articulação Política); o ex-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sílvio Santos; os secretários de Estado Márcio Macedo (Meio Ambiente), Jorge Santana (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Bosco Mendonça (Transporte e Assuntos Metropolitanos); o ex-procurador geral do Estado, Edson Ulisses; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góes; e o reitor da Unit, Jouberto Uchoa.