Parceria entre PMA, Calçados Azaléia e Senai capacitará portadores de deficiência

Formação para o Trabalho
09/04/2008 08h10

Promover a igualdade social, respeitando as diferenças é proposta da Prefeitura de Aracaju. E, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju, inserido no Programa de Qualificação Profissional, milhares de jovens e adultos têm sido qualificados, com a utilização de recursos próprios ou por meio de parcerias. Qualificar pessoas com deficiência e, conseqüentemente, possibilitar o ingresso no mercado de trabalho também é uma meta que vem sendo desenvolvida pela Fundação. Desta vez, a empresa Calçados Hispana (Azaléia) procurou a presidência da Fundat para aplicação de um projeto, contando também o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai).

A reunião aconteceu na sede da Fundação, contando com a presença do presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, e a coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundação, a assistente social Marta Rocha; gerente de RH e administrativo da Azaléia, Rui Fernando Schramm; a analista de Recursos Humanos, Fabíola Moraes; a gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney dos Anjos Filho; e Eduardo José Leite de Andrade, também da equipe do Senai.

Os parceiros irão aprimorar o projeto, estabelecendo as responsabilidades de cada um. Além disso, está sendo analisada a carga horária, aulas de relações interpessoais, informática, área operacional e outros módulos que possibilitarão a capacitação. Também, está sendo estudada a possibilidade da entrega do vale-transporte, cesta básica e outros benefícios.

Segundo Rui Schramm, a Calçados Azaléia é uma empresa voltada para o social e que concentra em suas instalações diversas pessoas com deficiência e que os resultados têm sido positivos. José Wolney esclareceu que o Senai tem condições de atender esse público-alvo, considerando o trabalho que já é realizado.

Na oportunidade, Carlos Magno destacou que a Fundat é um órgão voltado a qualificação profissional e que possui a experiência nessa área, qualificando pessoas com deficiência. "Parcerias são sempre bem-vindas, principalmente porque a intenção é a inclusão social", lembrou, acrescentando que contatos também estão sendo mantidos com representantes do Conselho de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência.

Na próxima sexta-feira, dia 11, às 16 horas, os parceiros estarão se reunindo mais uma vez. O encontro será nas dependências do Senai.