Coordenadora da Rede Especializada divulga experiência exitosa da SMS em Congresso de DST/Aids no RJ

Saúde
09/04/2008 09h05

A Comissão Científica do 2º Congresso da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa sobre DST/Aids aprovou o trabalho científico que divulga ações de Vigilância Epidemiológica das DST/Aids no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As ações foram consideradas como experiências exitosas e que devem ser apresentadas no referido congresso próxima semana, na cidade do Rio de Janeiro. O evento ocorre de 14 a 17 deste mês.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), Sayonara Carvalho, o Centro conta com o Serviço de Referência em DST/Aids para o Estado de Sergipe e, em consonância com a política nacional do Ministério da Saúde, oferece ações de assistência e vigilância no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações de saúde desenvolvidas têm o envolvimento de uma equipe multiprofissional que engloba cinco médicos infectologistas, dois enfermeiros, dois assistentes sociais, dois psicólogos, dois auxiliares de enfermagem, um farmacêutico, além de gerência e supervisão local.

No âmbito da vigilância, a coordenação do Cemar reorganizou o serviço desde agosto do ano passado duplicando o número de notificações de Aids no serviço com o objetivo de qualificar os dados para transformá-los em informações que aprimoram as ações de saúde. Com este serviço, estamos conseguindo fazer uma interlocução com a Rede de Atenção Básica (REAB) e realizar busca ativa dos usuários faltosos, principalmente crianças e gestantes, em parceria com o Programa de DST/Aids.

"É nessa perspectiva que vamos divulgar o nosso serviço e trocar experiências qualificando e fortalecendo cada vez mais o SUS Aracaju", comentou Sayonara Carvalho.