Prefeitura de Aracaju intensifica formação continuada de professores

Educação
09/04/2008 10h30

O Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, foi palco durante todo o dia de ontem, terça-feira, de diversas atividades educativas, realizadas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju. Além da formação continuada do professores de Horas de Estudo de Geografia e História, também aconteceu a formação continuada dos componentes do Programa PraLer, durante a realização da primeira etapa do curso de estudo em metodologia.

Ao longo do encontro das horas de estudo, o professor doutor Itamar Freitas falou sobre as questões pertinentes ao currículo escolar, tema do dia. Através de uma exposição sobre essa temática e de como ela é vista no Brasil, os professores puderam ter acesso a diversas vertentes de estudo sob a ótica da historiografia, suas teorias e tendências.

"Pensamos nesse tema porque no ano passado foram elaborados programas de conteúdo de história e geografia que lidavam diretamente com ele. Entendemos que o currículo escolar é mais do que simplesmente conteúdo, passando também por práticas escolares, temas transversais, projetos e outros, e assim, entendemos ser fundamental para o grupo discutir o assunto", falou a articuladora de história Gabriela Zelice.

Várias abordagens serão trabalhadas durante todo esse semestre com os docentes de geografia e história, com o objetivo de prepará-los para uma possível mudança na estrutura curricular dessas disciplinas na rede municipal de ensino. Durante os encontros do programa "Horas de Estudo", os professores também dão sugestões sobre quais seriam as principais modificações e como elas devem acontecer.

"Estamos fazendo uma ampla discussão e apresentando dados, pois com essas informações os professores estarão preparados para opinar sobre a reforma curricular, já que estarão mais aptos para tal feito", disse Itamar Freitas.

Atividades durante todo o mês de abril:

História e Geografia: Dia 8, às 9h30 / 14h30
Matemática e Ciências: Dia 9, às 9h30 / 14h30
Educação Física e Ensino religioso: Dia 10, às 9h30 / 14h30 / 19h30
Ensino Fundamental: Dia 15, às 19h30
Coordenadores Pedagógicos: Dia 15, às 8h30
Educação Infantil/Especial/EJA: Dia 16, às 8h30 / 14h30 / 19h30
Coordenadores Gerais/ Ensino Fundamental: Dia 17, às 8h30 / 14h30

Capacitação do PraLer

Ainda dentro das atividades desenvolvidas no Cemarh durante todo o dia de hoje está o Curso de Formação Continuada do Programa PraLer. O evento acontece até a próxima sexta-feira e visa discutir a metodologia utilizada nas atividades do programa. O público alvo são os novos coordenadores escolares e os suportes pedagógicos, que trabalharão em conjunto com os professores já capacitados.

A pedagoga especialista em alfabetização Lenilda Santos Torres, explicou como está sendo realizado o curso. "Estamos seguindo a metodologia do programa e para isso, utilizamos os livros e cumprimos as atividades que ele sugere. A perspectiva é que todos tenham conhecimento de como o programa funciona e procurem passar, na prática, os ensinamentos para os professores", comentou.

O PraLer é um programa do Ministério da Educação (MEC) que em Aracaju auxilia na alfabetização dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, e das turmas que oferecem ensino de seis anos na educação infantil. Ao todo, ele está inserido em 52 escolas da rede municipal de ensino, que desde 2006 utilizam o PraLer como forma de incentivo à leitura e escrita, com o objetivo de alcançar uma alfabetização mais consciente, funcionando como um complemento ao ensino oferecido na sala de aula.

A segunda etapa do curso acontece no mês de maio, quando serão completadas as 40 horas. Izabel Cristina Santana Santos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva, localizada no Bairro Santa Maria, falou sobre a importância do curso. "O processo de formação continuada é fundamental para a nossa categoria e nos dá a essência para um bom aprendizado. Essa é mais uma demonstração de como a Semed busca sempre a melhoria da qualidade de ensino", ressaltou.