Alunos da rede municipal de ensino desenvolvem ações contra a dengue

Educação
09/04/2008 11h26

As escolas da rede municipal de ensino estão engajadas no combate ao mosquito da dengue. Em reunião realizada com o Ministério Público Estadual ficou decidido que a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificaria ainda mais as ações junto a suas instituições de ensino e aos alunos. Já estão acontecendo várias atividades, a exemplo de passeatas e confecção de cartazes pelos estudantes, além da conscientização dos pais.

Um exemplo desse trabalho será realizado no próximo sábado, dia 12, a partir das 8 horas da manhã. Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, localizado no bairro Industrial, juntamente com os alunos do Colégio Estadual Castelo Branco sairão em passeata pelas ruas da comunidade como forma de mobilizar a sociedade na batalha contra o mosquito Aedes aegypti.

Outra unidade que também já está atuando é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, situada no Bairro América. A coordenação e professores já reuniram os alunos em passeata, e agora, desenvolvem atividades nas salas de aula, a exemplo do fórum interno, que reunirá professores e alunos. Nesta quarta-feira o trabalho será desenvolvido na Emef Manoel Bomfim, localizada no conjunto Bugio, quando os alunos vão assistir a apresentação do grupo de teatro ´Arte de Prevenir´, da Secretaria Municipal da Saúde.

A Emef Florentino Menezes, que fica no bairro Mosqueiro, também programou para a manhã do próximo sábado um passeio de mobilização. Na oportunidade, os alunos visitarão as casas para conversar com os moradores e passar informações de prevenção e combate à dengue. Amanhã, 10, a unidade de ensino receberá os agentes de saúde e a associação de moradores para uma palestra educativa.

De acordo com a coordenadora de Projetos Sócio-educativos da Semed, a professora Valdinete Paes, a intenção é realizar ações de combate e prevenção à dengue em todas as unidades de ensino da rede, dando aos alunos a oportunidade de exercerem uma verdadeira cidadania com ações que beneficiem toda a comunidade. "A ocasião também é propicia para colocar o ensino formal em prática, concretizando a parceria entre a escola e a comunidade. Os alunos são vigilantes e se sentem responsáveis por essa batalha", complementou.