Prefeitura promove combate à Dengue na iniciativa privada

Saúde
10/04/2008 11h40

‘Trabalhadores e empresários todos juntos no combate à dengue'. Esta é a meta da próxima campanha que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançará no dia 16 de abril, às 9h, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário. O projeto tem o objetivo de visitar indústrias e empresas para informar e esclarecer sobre as medidas que podem contribuir para a diminuição do surto do mosquito Aedes aegypti.

A coordenação do Centro escolheu estabelecimentos comerciais que oferecem mais riscos à proliferação da dengue pela natureza do seu trabalho, como depósitos de materiais. O público alvo são os shoppings, lojas de material de construção, depósitos de ferro-velho, supermercados, mecânicas de automóveis, unidades de coleta e reciclagem de lixo. De acordo a assessora-técnica do Cerest, Jane Curbani, esses locais apresentam ambientes favorável à proliferação do vetor.

O levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador identificou mais de 70 empresas da construção civil, mais de 40 supermercados, oito ferros-velhos, nove mecânicas de automóveis, entre outros. "O mosquito está em todo lugar, ele não discrimina ninguém. Então, estaremos nas grandes e pequenas empresas", avisa Jane Curbani.

Os funcionários de cada empresa terão a oportunidade de assistir palestras sobre a dengue (sinais, sintomas, prevenção e vigilância) e receber material informativo. "Pretendemos lançar material impresso, spot nas emissoras de rádio e outdoor educativo. Vamos tentar sensibilizar os empresários e trabalhadores sobre a necessidade de trabalhar de forma consciente o combate à dengue também no ambiente de trabalho, não esquecendo do cuidado com sua casa", diz a assessora-técnica.

Os agentes de endemias e comunitários são parte importante deste trabalho e sua função é mapear os pontos a serem visitados. "A pretensão é que as empresas abram suas portas para que a gente faça a sensibilização com seus funcionários. Uma peça de teatro também deve ser apresentada para reforçar a mensagem que se deseja passar", esclarece Jane Curbani.

Os parceiros internos da Prefeitura que fazem parte desta campanha são a Coordenadoria de Vigilância Epidemiologica (Covepi), Coordenadoria de Educação Permanente em Saúde (Coeps/IEC), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Anísio Dário, Rede de Atenção Básica (Reab), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). "Nesse momento vamos aproveitar a oportunidade para sensibilizar os trabalhadores e empresários sobre a importância da doação de sangue, por isso, a parceria também com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose)", informa.

Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário funciona desde 2004 e fazia parte de um serviço dentro da rede especializada do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh). Após a sua reinauguração no último dia 27 de março, passou a ser utilizado como um equipamento da rede de saúde do trabalhador, a exemplo da rede de saúde mental e a rede de atenção básica.

Está é mais uma ferramenta para organizar a linha de cuidado com a saúde do trabalhador, dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), especializada na promoção, prevenção, vigilância, assistência e reabilitação do servidor. O Centro é micro-regional e abrange a região de saúde das cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Itaporanga D'Ajuda, Barra dos Coqueiros e Santa Rosa de Lima.