PMA capacita Corpo de Bombeiros para combate à Dengue

Saúde
10/04/2008 12h06

Cerca de 150 profissionais do Corpo de Bombeiros foram treinados hoje, quinta-feira, pela Coordenadoria Municipal de Combate à Dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A Oficina de Prevenção e de Treinamento de Campo foi realizada com o apoio de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, a oficina foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros para que os quadros internos se qualifiquem para enfrentar a doença caso sejam convocados na incorporação da Força Tarefa na luta pela eliminação focal de larvas e mosquitos.

O auditório estava cheio e os olhares atentos às orientações que eram passadas. Os assuntos iam desde a situação da dengue (Brasil, Sergipe e Aracaju), notificações e estatística, prevenção à doença e a eliminação do mosquito.

Em relação ao número de casos da doença, Taíse Cavalcante esclareceu que "a tabela classificativa do Ministério da Saúde permite classificar a cidade Aracaju como uma área de risco. Não é correto falar em epidemia, neste momento. Ainda assim, estamos agindo para sairmos dessa situação de risco", afirma.

Combate à Dengue

Desde outubro do ano passado, a SMS deflagrou o Plano de Intensificação de Combate à Dengue coordenado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue e pela Vigilância Epidemiológica. Nesse período, por exemplo, foram feitas campanhas de mobilização e capacitações com médicos da rede municipal e privada no atendimento a pacientes com suspeita de dengue.

Com o aumento da proliferação do mosquito e dos casos da doença, novas campanhas foram reforçadas. Na semana passada, a PMA lançou a força-tarefa com o suporte das Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb), que estão realizando a limpeza dos bairros da e ajudando na eliminação de focos do mosquito. Outra medida foi a ampliação do número de agentes comunitários no trabalho de prevenção e ação focal às larvas.

Dentre outras ações, a Prefeitura adaptou alas e salas de hidratação nos hospitais municipais e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) para os pacientes com suspeitas de dengue. Uma equipe multidisciplinar de visita técnica está percorrendo as unidades para monitorar e orientar os profissionais da saúde. Todas as unidades estão promovendo grandes mobilizações e mutirões em escolas, associações, entidades organizadas e lideranças comunitárias.