Prefeitura leva força-tarefa de combate à Dengue ao bairro São José

Saúde
10/04/2008 14h21

Mais um dia foi iniciado com o combate ao mosquito que tanto ameaça os aracajuanos, o Aedes Aegypti. Agentes se reúnem para decidir quais áreas serão visitadas, todos com duas missões: eliminar os possíveis focos e orientar a população para prevenção contra a dengue. Essa ação consiste em mais uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) pela garantia da saúde da população.

As casas e os estabelecimentos comerciais do bairro São José foram os locais que receberam na manhã de hoje a força-tarefa, e a comunidade abriu as portas para o combate. "Chegou em boa hora essa visita, porque a gente se sente mais seguro com o apoio do órgão público na fiscalização e orientação", conta Adeilde Fernandes, proprietária de uma floricultura. Ela ressalta a importância da interação entre as pessoas e os agentes da força-tarefa.

A aposentada Maria Djalma Santos Pereira diz que as palavras dos agentes são necessárias para reduzir os casos de dengue na cidade e completa mostrando o seu papel nesta luta. "É fundamental manter a limpeza e não deixar água acumulada", conta. "Meu papel é fazer com que o mosquito não entre em minha residência, e as outras pessoas devem fazer a mesma coisa", explicou o funcionário público José Nunes, alertando que as ações devem ser conjuntas para que o combate tenha efeito.

A força-tarefa já atuou em vários bairros da capital, entre eles América, Coroa do Meio e Atalaia. Amanhã será a vez do Bugio e no sábado, do bairro Soledade.  A Prefeitura montou um plano de contingência no combate ao mosquito transmissor da dengue. Ações diárias e reforço no quadro dos agentes de endemias estão sendo priorizados. Além disso, as ações englobam a atuação conjunta da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).