Combate à dengue vai ao bairro José Conrado de Araújo

Saúde
11/04/2008 17h36
Início > Notícias > Combate à dengue vai ao bairro José Conrado de Araújo

Integrantes da Unidade de Saúde da Família (USF) João Cardoso Nascimento Júnior e do Colégio Estadual José Rollemberg Leite foram às ruas do bairro José Conrado de Araújo na manhã de hoje, sexta-feira, para dizer não à dengue. Munidos de cartazes, faixas, balões e apitos, profissionais de saúde, alunos e professores distribuíram panfletos informativos sobre o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti para a comunidade, que prestigiou a iniciativa.

"É importante destacar a intersetorialidade entre os órgãos municipais e as parcerias entre o município e o Estado no trabalho educativo-preventivo e no combate à doença. Saindo pelas ruas do bairro, a gente consegue mobilizar, motivar e sensibilizar os moradores a fazer sua parte nesta luta contra o mosquito. Além disso, cada criança e cada adolescente é um soldado que vai atuar em suas residências", disse a gerente da USF João Cardoso, Mércia Larissa dias Oliveira.

Maria Vilma Leite de Oliveira Gomes, professora de Biologia do José Rollemberg, revela que os alunos já vinham recebendo orientações e assistindo a palestras sobre o tema. O trabalho de combate à dengue, inclusive, começou na escola. "Nós fizemos um mutirão de limpeza e recolhemos copos descartáveis, papel de bala e entulho em locais que poderiam acumular água, por exemplo", comentou.

Segundo Vilma, o dia da caminhada foi escolhido pelo fato de ser o dia da feira no bairro, o que estrategicamente alertaria mais pessoas. Os moradores foram para as portas das casas e receberam das mãos dos alunos material informativo sobre como evitar os riscos com a dengue. Em cada rosto, a expressão de aprovação e engajamento na luta contra o mosquito.