Prefeitura busca diálogo com os guardas municipais de Aracaju

Guarda Municipal
11/04/2008 22h37
Início > Noticias > 34712

A Prefeitura de Aracaju realizou no final da tarde de ontem, sexta-feira, mais uma reunião com membros do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma). Na oportunidade, representantes do executivo municipal reafirmaram o reajuste concedido a todos os servidores da capital e disponibilizaram a Procuradoria do Município para ajudar a categoria a analisar caminhos legais para concessão futura de novos benefícios.

Uma comissão formada pelos secretários de Governo, Bosco Rolemberg, e Finanças, Jeferson Passos, pelo diretor da Guarda, coronel Magno Silvestre, e pelo procurador-geral do município, Luiz Carlos Oliveira de Santana, ouviu os reclames dos guardas municipais, em greve há seis dias, e discutiram formas possíveis de atender as solicitações do Sigma.

O procurador Luiz Carlos esclareceu a inviabilidade legal da Prefeitura atender ainda este ano novas reivindicações dos servidores e colocou o órgão à disposição para ajudar o grupo a elaborar documentos que substanciem a concessão lícita de gratificações, como a de periculosidade e os percentuais a serem aplicados, principal reclame dos guardas.

Uma ata com os principais pontos da reunião foi elaborada para delinear o diálogo entre a Prefeitura e o Sindicato dos Guardas. As metas expostas no documento devem ser retomadas no próximo ano entre a administração municipal e os guardas, que devem se reunir em assembléia durante o final de semana para deliberar o fim ou não da greve.

Ainda foram lembrados pelo Sigma durante o encontro pontos como plano de carreira, realização de curso para promoção de guardas e ocupação de funções de supervisão pelos aprovados, pagamento de horas-extras durante serviços aos finais de semana e feriados e padronização da farda dos guardas municipais que atuam na proteção patrimonial pública e os que trabalham como agentes de trânsito.

O encontro contou com a participação do presidente do Sigma, Esdras Salém, e dos vereadores Emmanuel Nascimento, líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e Nitinho Vitale.