Os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem) da Escola Municipal de Educação Infantil Berenice Campos, situada no bairro Porto Dantas, realizaram nesse final de semana, em parceria com os estudantes do Colégio Estadual José Alves do Nascimento e agentes da Unidade de Saúde do bairro, de uma passeata pelas ruas da comunidade, com o intuito de chamar a atenção da população para o trabalho de combate e prevenção ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Os alunos conversaram com a população do local sobre os riscos que a doença possui e como evitá-la.
A passeata teve início em frente à escola estadual e durante o percurso, a comunidade aderiu à proposta e caminhou junto com os estudantes. Os participantes levaram faixas, cartazes e distribuíram panfletos sobre o assunto elaborados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de outros que foram elaborados pelos alunos do Pró-Jovem. Nestes havia mensagens de prevenção e quais os cuidados que a população deve ter.
Paralelamente, estudantes e agentes de saúde conversaram com os moradores do bairro. "Tivemos uma recepção muito boa por parte da população. Esperamos conseguir nosso principal objetivo, que é o de conscientizar as pessoas sobre a importância de combater a dengue. Esse foi um evento realizado em parceria entre alunos das redes públicas estadual e municipal, e com a secretaria de Saúde da capital, contando com um grande acolhimento de todos, o que proporcionou aos alunos exercerem a cidadania de forma completa, ajudando ao próximo através de atividades de intervenção", disse a coordenadora municipal de Ação Comunitária, Maria do Socorro Lobato Miranda.
A passeata faz parte das ações comunitárias desenvolvidas pelos estudantes do Pró-Jovem, que visam elaborar projetos de intervenção no meio ambiente e na comunidade onde residem. Outras ações, a exemplo de um documento destinado à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) solicitando a limpeza de algumas áreas que podem propiciar o surgimento de focos de dengue estão sendo preparadas.