Prefeitura vai doar terreno para famílias da ocupação Salina São Marcos

Gabinete do Prefeito
15/04/2008 07h45
Início > Notícias > Prefeitura vai doar terreno para famílias da ocupação Salina São Marcos

As famílias da ocupação Salina São Marcos, no Lamarão, saíram da reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira com a promessa de que, depois de nove anos de sofrimento, terão finalmente a posse dos terrenos. O encontro aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira, na sala de reunião do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e contou com a presença do secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues.

O sonho dos sem-teto só pôde ser realizado depois que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) conseguiu do Serviço de Patrimônio da União (SPU) o repasse da área para o município. Está programado para a próxima semana um ato na comunidade com o objetivo de formalizar a assinatura do termo de doação dos terrenos, beneficiando 173 famílias.

"Essa é mais uma prova de que nosso governo tem compromisso com aqueles que mais precisam. Depois de vencida essa etapa inicial, nossa meta é elaborar o projeto e conseguir parte dos recursos para as obras de construção das casas, drenagem, saneamento e pavimentação. Caso o Governo Federal entre com 50% dos recursos, nós entraremos com o resto", garantiu Edvaldo Nogueira.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade, que há nove anos sofria com o abandono, a incerteza e a falta de perspectivas. "Preferimos aguardar até quarta-feira para presenciar esse momento histórico. Reconhecemos que existem muitas dificuldades ali na área, mas como o próprio prefeito falou é possível levantar recursos para efetuar aquelas obras e as famílias só têm a agradecer esse ato de generosidade", afirmou o coordenador estadual do Movimento de Luta pela Moradia (MLT), Gilson dos Santos Nascimento.

Para o secretário Rômulo Rodrigues, o resultado da reunião demonstrou o compromisso da PMA com a inclusão social. "Faço uma avaliação muito positiva porque esse pessoal estava entre a cruz e a espada, sob a ameaça de ter que abandonar suas casas. Mas o prefeito como sempre os recebeu, mostrou que está do lado dos excluídos e comprovou sua capacidade de dialogar com os movimentos populares. Sem dúvida, foi uma vitória das relações democráticas entre o poder público e a sociedade", enfatizou.

Retrospectiva

Desde 2006 que as negociações com os moradores da ocupação Salina São Marcos estão em processo avançado. O projeto inicial previa a urbanização de lotes e os recursos para a construção das unidades habitacionais estavam sendo negociados com Ministério das Cidades. No entanto, até o momento não tinha sido possível a realização das obras porque a Prefeitura não detinha a titularidade da área, que pertencia a União. Com a parceria do SPU, esse sonho está cada vez mais perto de se tornar realidade.