Secretário de Governo representa prefeito na abertura da Semana de Extensão da Unit

Governo
15/04/2008 08h42

Com o objetivo de apresentar os resultados das ações desenvolvidas na comunidade ao longo do ano de 2007, foi aberta na noite de ontem a 2ª Semana de Extensão da Universidade Tiradentes (Semex-Unit). O evento, realizado no auditório do Campus Aracaju Centro, contou com a participação do secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

A programação vai até o próximo dia 18 e ocorre simultaneamente nos campus Aracaju Farolândia, Propriá, Estância e Itabaiana. Estão incluídas atividades como palestras, debates, mesas-redondas, apresentação de práticas de extensão e de grupos culturais, exibição de filmes de arte, realização de práticas desportivas, além de mini-cursos em diversas áreas do conhecimento. A temática central dessa edição é o conhecimento à serviço da comunidade.

"Com essa atuação comunitária, a Unit cumpre um papel importante na área de responsabilidade social. A fase em que o conhecimento era restrito a certos extratos superiores da sociedade, como a universidade, é uma visão superada e arcaica. Hoje, mais do que nunca, a extensão e a pesquisa estão voltadas à democratização do conhecimento. E a produção desse conhecimento deve encontrar soluções mais modernas e avançadas para os problemas da população, seja nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura", argumentou Bosco Rolemberg.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários e de Extensão, Gilton Kennedy Souza, fez um balanço das atividades desenvolvidas pela universidade ano passado, que somaram 380 trabalhos comunitários em todo o Estado, envolvendo mais de 500 professores e 13 mil alunos. "Essa é uma oportunidade de prestar contas dos programas e projetos de extensão que desenvolvemos em áreas como assistência social, direitos humanos, meio ambiente, sexualidade e saúde", destacou.

Segundo a coordenadora da 2ª Semex, Miraci Santos Correia, "o desafio da extensão universitária atualmente está em expressar a maior participação de alunos, professores e técnicos em ações de integração da academia às principais demandas de nossa sociedade e dos movimentos sociais. O debate é necessário, construtivo e indispensável para possibilitar o envolvimento de todos os interessados nesta discussão".

A solenidade foi aberta com a apresentação da Orquestra Sanfônica, mantida pela da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju para representar a capital sergipana em congressos, feiras, workshops, festas e eventos em geral. O grupo é formado por 25 sanfoneiros e cinco percussionistas, que apresentam um repertório eclético: do autêntico forró, passando pelo frevo, tango, bolero e demais músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Presenças

Participaram da mesa de abertura o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchoa de Mendonça, e todo o corpo de pró-reitores, o vereador Chico Buchinho, a presidente do Fórum de Extensão das Instituições Particulares de Ensino Superior (Forex), Débora Nunes, a promotora pública estadual e coordenador do Núcleo de Apoio a Infância e a Juventude (Naia), Conceição Figueiredo, e a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Niully Nayara.