Mais 45 pessoas estão aptas para enfrentar o mercado de trabalho ou, ainda, iniciar um pequeno negócio. Trata-se da capacitação profissional ofertada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), para cidadãos que residem no Jardim Centenário e adjacências. A entrega dos certificados, para treinamentos em bijuteria e telemarketing, ocorreu ontem à tarde, segunda-feira, na Unidade de Qualificação do Jardim Centenário, situada na Rua Bela Vista, 37.
O evento foi marcado por muita ansiedade. De acordo com os concludentes da capacitação, foi um momento ímpar em suas vidas, em que prevaleceu o sentimento de fortalecimento e confiança para enfrentar o mercado de trabalho. As aulas ensinam, entre outras coisas, como o candidato deve se comportar diante de uma entrevista; e o que fazer para melhorar o relacionamento no ambiente profissional, em casa ou em situações do cotidiano.
"Pelo que eu sei, a Fundat está presente em várias comunidades. Eu mesmo já fiz outros cursos e todos ajudaram na minha vida profissional. Com esse conhecimento em bijuteria, vou confeccionar as peças e aumentar a renda familiar", comentou a concluinte Ataíde do Carmo Silva.
A coordenadora da Unidade do Jardim Centenário, Jailda dos Santos Prado, lembrou que várias pessoas que fizeram cursos através da Fundat estão trabalhando e gerando renda. "A gente acompanha passo a passo o desenvolvimento de cada treinando e é gratificante quando ingressam no mercado de trabalho", ressaltou.
Maria Edinete Farias Santos, 61 anos, também absorveu conhecimentos na área de bijuteria. Esse é o seu segundo curso feito por meio da Fundação Municipal do Trabalho. "Chega de ficar em casa esperando que as coisas aconteçam. Eu mesma tenho que provocar as mudanças na minha vida e, com a capacitação, estou me sentindo outra pessoa", comemorou.
A diretora técnica da Fundat, Rosana Amaral, participou da entrega dos certificados. Na oportunidade, ressaltou que o prefeito Edvaldo Nogueira exige qualidade nos cursos que são oferecidos. "Os cursos que são ofertados pela Fundat são ministrados por profissionais competentes. Todos os nossos instrutores passam por uma avaliação criteriosa", garantiu.