O Programa Municipal de DST/Aids promoveu oficina de sexo seguro para encerrar a Semana de Saúde do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju. Com o slogan ‘Saúde integral em foco', profissionais de diversas áreas foram convidados para proferir palestras durante o evento, que ocorreu 8 a 11 deste mês.
De acordo com a técnica em educação e saúde, Jô Oliveira, a oficina despertou a curiosidade dos presentes. "Foram abordados temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. O foco foi justamente na prevenção. Durante a oficina, os usuários do Caps David Capistrano tiveram acesso às formas corretas de utilização dos preservativos masculino e feminino", informa.
A técnica ainda congratulou os participantes pela importante e grande contribuição que deram à Semana de Saúde. "O mais gratificante foi perceber que eles estavam bastante atentos às explicações. Eles demonstraram interesse pelos temas e não hesitaram em questionar e debater sobre o assunto", complementa.
Para a gerente do Caps David Capistrano, Joana Monteiro Gama, tratar com saúde mental é também trabalhar com outras áreas de conhecimento, a exemplo da medicina, enfermagem e odontologia. "É por isso que convidamos vários profissionais, que trabalham com diversas perspectivas de atenção e saúde", informa a gerente.
Apoio
A I Semana de Saúde do Caps David Capistrano contou com o apoio do Programa Academia da Cidade e Saúde do Adulto, ambos da Prefeitura Municipal de Aracaju. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc) e a Universidade Tiradentes (Unit) também foram parceiras da proposta.