Prefeitura leva crianças do OP Mirim ao Museu do Homem Sergipano

Articulação Política e das Relações Institucionais
15/04/2008 14h49

Todos os meses, as crianças que compõem o Orçamento Participativo (OP) Mirim, da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), participam de alguma atividade alusiva à data comemorativa de maior expressão no período em questão. Neste mês de abril, o Dia do Índio foi o escolhido e servirá de tema para reunir mais uma vez os jovens. No próximo dia 22, acontece uma visita ao Museu do Homem Sergipano (Muhse), onde os menores presenciarão uma exposição sobre a vida indígena em Sergipe.

"Quando fazemos atividades com essas crianças procuramos desenvolver o lúdico, mas principalmente atentando para o caráter educacional, político e cultural", ressalta a coordenadora ao OP Mirim, Valeska Dias, afirmando que a iniciativa de levar os jovens ao Museu se enquadra perfeitamente nesse ideal. "A maioria nunca foi a um museu e lá eles irão conhecer um pouco mais sobre a história de Sergipe e a figura do índio", destaca a coordenadora.

Cerca de 20 crianças, de sete a 12 anos, compõem o OP Mirim. Elas foram escolhidas por meio de votações realizadas nas plenárias do OP. "Aproveitamos os encontros do Orçamento Participativo nos bairros para fazer reuniões com as crianças presentes. Então conversamos com elas sobre cidadania e direitos das crianças e, em seguida, fazemos um processo de eleição que irá determinar a criança representante daquele bairro", explica Valeska Dias.

O objetivo da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) - responsável pelo OP Mirim - é formar futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, exercendo plenamente sua cidadania e querendo viver em uma cidade com uma melhor qualidade de vida.

Museu

Situado na rua Estância, 228, no Centro de Aracaju, o Museu do Homem Sergipano foi aberto ao público em novembro de 1996. O órgão é composto de uma mostra permanente (sobre o Homem Sergipano) e outras mostras temporárias, que são montadas de acordo com o calendário cultural brasileiro e sergipano - daí a exposição sobre os índios.