Agentes de saúde da Prefeitura usam criatividade para combater a dengue

Saúde
15/04/2008 16h34

Fortalecendo o Plano de Intensificação do Combate à Dengue no município de Aracaju, a Unidade de Saúde da Família (USF) João Oliveira Sobral usa a criatividade para alertar a população sobre os riscos da doença e sua prevenção. Os agentes comunitários de saúde e de endemias confeccionaram uma mostra que orienta os usuários da USF de forma didática. De um lado, a maneira incorreta de armazenar garrafas, vasos, potes e outros objetos; do outro, a disposição correta para evitar focos do mosquito.

De acordo com a gerente da USF João Oliveira Sobral, Ana Paula Menezes Leite, desde o início da Campanha de Combate à Dengue que as equipes de saúde da unidade passaram a realizar palestras com a comunidade e a debater outros meios de chamar a atenção da população na luta contra o mosquito. "Fizemos uma reunião com os agentes comunitários de saúde e decidimos montar a mostra. O resultado foi o melhor possível, já que os usuários se identificam com o ambiente como se fosse um espaço de sua casa", disse.

Segundo Ana Paula, a idéia foi reproduzir o espaço do quintal existente na maioria das casas da comunidade. Além disso, a mostra fica de frente para a sala de espera da unidade, atraindo a atenção de crianças e adultos e educando por meio do lúdico e da criatividade. "A gente percebeu também que somente as palestras em si não estavam sendo 100% eficazes, por isso tivemos a idéia de fazer a mostra, fortalecendo ainda mais a campanha", comentou.

A gerente comentou ainda que utilizar o lúdico para educar é sempre uma boa opção e, quando isso ocorre trabalhando a coletividade, os resultados serão sempre positivos. No dia a dia, vários são os usuários que observam a mostra enquanto aguardam o atendimento. Cartazes, tampinhas e garrafas, de refrigerantes, pneus, vasos de plantas, cartazes informativos entre outros objetos compõem o canário da mostra.