Prefeitura de Aracaju diversifica ações no combate à Dengue

Saúde
15/04/2008 17h47

A Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com diversos órgãos municipais, continua na luta de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Diversas ações estão sendo executadas nos bairros da cidade com o objetivo de exterminar os focos. No último dia 3 de abril a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou atividades de força-tarefa nos bairros para intensificar os trabalhos onde há mais casos da doença.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tânia Santos, graças à atividade o número de vítimas de dengue em várias localidades diminuiu, a exemplo da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, que tem registrado 60% a menos no número de casos após a realização da força-tarefa na Coroa do Meio e Atalaia. "Creditamos essa diminuição à ação intensa da Prefeitura. Isso comprova que iremos vencer o mosquito", afirma Tânia.

Outro dado importante é que as pessoas estão procurando com maior freqüência o atendimento dos hospitais municipais. Vale ressaltar que no Hospital de Urgência João Alves Filho (HUSE), das 2.061 atendidas com dengue, apenas 715 eram de Aracaju, o que corresponde que 34,64%, ou seja, 65,36% são de outros municípios.

Durante as forças-tarefa, as atenções estiveram voltadas, sobretudo, para os terrenos baldios cujos proprietários não vêm cuidando da área para evitar que ali surjam focos de proliferação do mosquito. O trabalho é realizado por 850 agentes comunitários e de saúde em diversos bairros da capital. Cada um dos agentes é um responsável por visitar em média 20 casas, o que representará quase 180 mil casas visitadas em 10 dias.

A população dos bairros América, Soledade, José Conrado de Araújo, São José, Santos Dumont e Bugio já receberam a força-tarefa. No restante da capital aracajuana, a Prefeitura segue com outras equipes eliminando focos do inseto. Participam também da ação as empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb).

Pontos de Hidratação

A PMA também adotou salas de hidratação nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos hospitais Nestor Piva, da Zona Norte, e Fernando Franco, da Zona Sul. O serviço inclui coleta de sangue para hemograma. O resultado dos exames sai em apenas duas horas. A Unidade de Resposta Rápida (plantão da Vigilância Epidemiológica) está buscando nas residências no horário de 19h às 24h as pessoas que em seus exames de sangue apresentam resultado alterado.

Medidas Educativas

A SMS ainda vem realizando palestras em empresas privadas, escolas, centros comunitários e repartições públicas. A última ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho 20ª Região (TRT), quando foi explicado desde o que é a doença até formas de reconhecer os sintomas da Dengue. Todas as USF estão realizando grandes mobilizações e mutirões em associações de moradores, entidades organizadas, feiras livres e lideranças comunitárias. Os profissionais do Corpo de Bombeiros também passaram por capacitação.

Equipe Multidisciplinar

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde montou quatro equipes multidisciplinares, cada uma composta por um médico, um coordenador de Atenção Básica e um representante da Vigilância Epidemiológica. Eles visitaram no dias 10 e 11 as 43 unidades de saúde municipais com o objetivo de monitorar as ações da assistência aos pacientes com suspeita de dengue.

De acordo com a avaliação de Tânia a visita detectou ações positivas, pois os profissionais da saúde estavam atuando nas unidades atendendo conforme o protocolo estabelecido no Ministério Público Estadual de Sergipe - realizando a prova do laço, todas as unidades com sala de hidratação em funcionamento e a oferta de insumos, a exemplo de soro oral, soro venoso e a distribuição de hipoclorito.

Agenda da Força-Tarefa

Dia 17 (quinta-feira)

8h - Bairro Cidade Nova/ Bairro Getimana
Concentração: Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano
Rua Santa Terezinha s/n
Referência: USF fica próximo a Escola Estadual Clodoaldo de Alencar e  TV Sergipe   

Dia 17 (quinta-feira)

8h - Bairro Santa Maria
Concentração: Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel
Rua Conjunto Padre Pedro
Referência: próximo ao Colégio Vitória de Santa Maria
Participação do Grupo "A Arte de Prevenir"

Dia 18 (sexta-feira)

8h - Bairro Farolândia /Conjunto Augusto Franco
Concentração: Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco
Referência Final de Linha do Bairro Augusto Franco
Participação do Grupo "A Arte de Prevenir"

8h - Caminhada Contra a Dengue
Concentração: Unidade de Saúde da Família Fernando Sampaio, Cj. Castelo Branco


OBS: A Emsurb e a Emurb durante toda esta semana estarão mantendo as ações de limpeza e aterramentos de terrenos baldios  em várias ruas dos bairros Santos Dumont, Bugio, Coroa do Meio, Atalaia, Bairro América, Loteamento  Almirante Tamandaré.

Confira o hotsite da ação da PMA no combate à dengue