Curso profissionalizante ofertado pela PMA contribui para geração de trabalho e renda

Formação para o Trabalho
16/04/2008 14h36

Possibilitar o ingresso do cidadão ao mercado de trabalho ou ainda, criar mecanismos para a geração de renda é o desafio diário Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através das equipes da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Por meio do Programa de Qualificação Profissional, centenas de trabalhadores têm conquistado o seu espaço. Na tarde de ontem, terça-feira, na Unidade de Qualificação Profissional José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), situada no bairro Coroa do Meio, mais uma turma concluiu o curso de Doces finos e salgados, com o registro de pessoas já trabalhando na área.

O encerramento do curso aconteceu na cozinha da unidade, já que o treinamento inspirava tal finalidade. Mesas decoradas, variedades de salgados e doces de "causar água na boca". Toda a preparação foi o resultado do aprendizado dos alunos. À frente das aulas, a professora Vânia Maria Lima Mendonça, considerada como uma das melhores instrutoras. "É dedicação. Para cozinhar bem, basta gostar e colocar uma pitada de amor nos pratos confeccionados".

Os ensinamentos de Vânia Mendonça proporcionaram a profissionalização dos treinandos. Querida entre os alunos, a professora não poupou palavras de agradecimentos. "A cada turma é uma nova experiência e a satisfação ao sabermos que estamos dando a nossa parcela de contribuição para um ser humano gerar sua própria renda. Nossa, é muito gratificante", resumiu.

Compareceram ao encerramento do curso o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, a diretora administrativa e financeira, Vanda Fonseca, a diretora técnica, Rosana Amaral, e os coordenadores do Programa de Qualificação Profissional, Marta Rocha; Unidade de Qualificação Profissional José Joaquim dos Santos, Edirssa Araújo Nascimento;  Credpovo, Jorge Lobo; e do Programa de Intermediação de Mão-de-obra, Edilza Souza.

A concludente do curso Mônica Ferreira de Santana, 28 anos, mãe de um filho, relatou que o curso foi benéfico em sua vida. "Já estou confeccionando o que aprendi. A minha renda melhorou. Desejo que a Fundat nos proporcione outros cursos, a exemplo de confeiteiro e decoração de festas".

O vendedor ambulante Adailson Manoel da Silva, 32 anos, esclareceu que com o conhecimento adquirido, conseguiu um maior número de clientes pois os salgados e doces que está fazendo têm chamado a atenção. "Oxente! Agora saio para vender com gosto de gás, mas é claro que é somente na animação, porque os meus doces e salgados são da hora", exemplificou, acrescentando que enquanto ele comercializa os produtos num carrinho, na área da praia, a esposa Sandra Tenório, vende os produtos em casa.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, comentou que é motivo de alegria e satisfação ao saber que, diante da realização de um curso ofertado pela Prefeitura, pessoas estão trabalhando e gerando a sua própria renda. "É esse o objetivo do prefeito Edvaldo Nogueira. É contribuir para a capacitação profissional e, conseqüentemente, possibilitar a geração de trabalho e renda e, sem dúvida, a inclusão social".

Ao término da entrega de certificados, os presentes apreciaram a apresentação do cavaquinista Alan Davidson, 18 anos, filho da concludente Vânia Melo. O rapaz dedilhou o instrumento com eficiência, chamando a atenção de todos. Enquanto o show de instrumental acontecia, convidados e alunos degustaram os doces e salgados, preparados pela turma.