Prefeitura de Aracaju e Deso discutem realização de obras do PAC no bairro Coqueiral

Assistência Social e Cidadania
16/04/2008 17h00

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), órgão gestor da execução dos projetos sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), reuniram-se na tarde de ontem, terça-feira, na Escola Estadual Senador José Alves do Nascimento, localizada no bairro Coqueiral, com técnicos da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O objetivo foi ajustar as ações sociais integradas em relação ao Programa de Crescimento e Aceleração (PAC) que estão sendo implementadas naquela comunidade. Também participaram do encontro líderes comunitários, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e Caixa Econômica Federal.

Segundo a representante da Semasc, Albany Mendonça Silva, a parceria com o Deso irá fortalecer as ações sociais que serão executadas pela Prefeitura de Aracaju. "O projeto social que está sendo implantado no Coqueiral é uma ação conjunta com os demais órgãos do governo municipal, estadual e federal, os quais irão implementar a construção de moradias dignas para os moradores desta comunidade. O papel da Semasc é remanejar as famílias no período da construção e criar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para trabalhar os problemas sociais na localidade, dando suporte técnico e humano. Entretanto, a parceria com o Deso é muito importante, principalmente em relação ao saneamento básico, pois a meta da PMA é garantir uma melhor qualidade de vida a todos os moradores", lembrou Albany.

"As ações que serão desenvolvidas pela Deso são ordem social, focando não apenas a tarifa social que será implantada para os moradores de baixa renda, como também, dar uma qualidade de vida digna para todos, tanto no que diz respeito à qualidade da água, saneamento, esgoto. Portanto, a nossa presença hoje aqui, com os diversos órgãos, líderes comunitários e comunidade é para discutir sobre o projeto social que está sendo implantado com a construção do PAC. Além do mais, a Companhia de Saneamento possui um Projeto de Educação Ambiental, que procura sensibilizar a população sobre a importância de preservar a natureza e manter o ambiente limpo. Então o PAC está integrado não só na construção de moradia, mas na conscientização do moradores sobre a valorização do ambiente", ressaltou a diretora de Gestão Ambiental do Deso, Lílian Wanderlei.

Para a diretora do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, Josiene Maria Santos de Jesus, ações como a implantação de uma política de saneamento básico e a criação de um centro social para trabalhar melhor as famílias são essenciais. "Quando a escola foi instalada neste bairro, parecia um deserto, as pessoas buscavam a escola como referência para amenizar os problemas familiares, principalmente as crianças e os jovens. Fico feliz em saber que tudo isso vai ser resolvido com a construção de moradias dignas e de projetos sociais para trabalhar essas famílias tão sofridas e que a nossa juventude vão poder exercer a sua cidadania como cidadãos de direitos", comentou.

"Estou feliz, como moradora dessa comunidade, porque essa é uma luta de anos e anos, sem que nenhum governante se preocupasse com a gente. Hoje vejo todos os órgãos envolvidos pela mesma causa e isso é gratificante. Quanto à construção de um Cras aqui no Coqueiral, essa é uma vitória para essas famílias, que tem que se deslocar para o bairro Porto Dantas para serem atendidas. A gente sabe que a violência familiar tem crescido a cada dia e que os nossos jovens na maioria das vezes partem para buscar outros refúgios, como as drogas e a prostituição. Entretanto, com a construção desse centro, todos serão beneficiados, tanto crianças, adolescentes e idosos, enfim, o trabalho serão integral para todas as famílias", frisou a conselheira de segurança comunitária do Porto Dantas, Maria Filomena Teles Correia.