Secretário de Finanças representa prefeito em Seminário do TJSE

Fazenda
16/04/2008 11h46

O secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na noite de ontem, terça-feira, durante a abertura do seminário ´Poder Judiciário e Comunicação Democrática, a compreensão do direito para jornalistas e radialistas´. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e contou com palestra sobre o tema proferida por Carlos Ayres de Brito, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os trabalhos foram abertos pelo presidente do TJSE, desembargador Artêmio Barreto, que lembrou a criação da Diretoria de Comunicação do órgão em fevereiro do ano passado, com o objetivo de facilitar o acesso da imprensa aos atos do Poder Judiciário. "É preciso que a população conheça o Judiciário e isso é possível através do poder de penetração da imprensa no meio social", destacou Artêmio, somando que o seminário também pretende incentivar o entendimento entre juízes e comunicadores.

Já o ministro Carlos Ayres de Brito lembrou em sua fala que o Brasil respira novos ares democráticos. "A democracia comunica seus vários conteúdos para todas as instituições públicas e o Judiciário é uma delas. Então, o Judiciário não pode deixar de ser o que a Democracia é: um princípio de organização estatal e societária que prima pela visibilidade do poder, pela austeridade no manejo de verbas públicas e pelo acesso facilitado à jurisdição", justificou.

Carlos Ayres acrescentou que o Poder Judiciário deve se comunicar melhor com a população. "Precisamos nos preocupar em fazer com que a produção de decisões seja mais inteligível, mais compreensível e, por isso, o Poder Judiciário está procurando uma linguagem mais direta. Esse novo tempo nos faz entender que a imprensa e a democracia são irmãs siamesas e que a imprensa precisa ter acesso às decisões judiciais para informar ao público de forma mais esclarecedora", reforçou.

Para o secretário de Finanças de Aracaju, Jeferson Passos, o seminário é fundamental para a aproximação entre a esfera judiciária e o cidadão comum. "Eventos como esse, organizados pelo Tribunal de Justiça, têm uma importância significativa para a transmissão do conhecimento dos conceitos democráticos que são praticados pelo Poder Judiciário; e, principalmente, como é voltado para um público formado em sua maioria por profissionais de comunicação, tem o condão de disseminar esse movimento democrático para toda a população", opinou Jéferson.

A abertura do seminário também marcou o lançamento pelos Correios do selo da série ´200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil - Judiciário Independente no Brasil´. O desembargador Artêmio Barreto parabenizou o diretor regional dos Correios, Luis Monteiro Varas, pela homenagem. "Muitos colecionadores vêem na filatelia um instrumento de conhecimento. Há muitos anos os Correios contam a história do Brasil através dos selos", acrescentou o presidente do TJSE. A tiragem é de 600 mil selos.