Força-tarefa da Prefeitura combate a Dengue no bairro Coroa do Meio

Infraestrutura
16/04/2008 14h07

A Prefeitura de Aracaju trabalha diariamente no combate à dengue em diversos bairros da capital. Todos os dias, os agentes de endemias do município fazem o acompanhamento das áreas de risco, realizando vistorias permanentes em todas as regiões. Por meio de uma força-tarefa, a administração do município investe agressivamente no combate ao mosquito transmissor da doença nos terrenos baldios da cidade. Na manhã de hoje, a Prefeitura iniciou o aterramento de mais um desses terrenos, dessa vez localizado no bairro Coroa do Meio, zona Sul da capital.

A força-tarefa, formada por membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e das empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb), atua em três frentes: primeiro os agentes de endemias da Prefeitura realizam a identificação dos terrenos em situação de risco, em seguida os fiscais da Emsurb emitem uma notificação para que seja cumprida a Lei Municipal n° 1.721/91. Caso o proprietário aja em descumprimento à Lei, a Emsurb aplica uma multa e a Emurb adentra o terreno para iniciar o aterramento do local.

O proprietário do terreno baldio, localizado nas proximidades da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, já foi notificado e multado pelos fiscais da Emsurb. Na tarde de ontem, técnicos da Emurb adentraram a área de cerca de 10 mil metros quadrados e fizeram uma avaliação das condições operacionais para execução do aterramento.

"É importante que se frise que esse trabalho é de responsabilidade do proprietário do lote. Como nenhuma atitude foi tomada depois da notificação, a Prefeitura está intervindo para garantir a vida, como uma ação efetiva de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Os custos com essa obra serão revertidos para o dono do imóvel. É importante ressaltar que a população precisa se engajar não só na fiscalização dos terrenos baldios, mas também no cumprimento da lei municipal que determina a obrigatoriedade de manutenção dos lotes", informa o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb.

Valmor ainda explica que o trabalho executado no bairro Coroa do Meio é a demonstração do compromisso da Prefeitura com o combate à dengue. "A força-tarefa é o exemplo de uma política administrativa que tem dado resultados. Trabalhamos diariamente nos diversos bairros da cidade em conjunto com a Emsurb e a SMS no aterramento de terrenos baldios. A população sabe que o poder público está agindo para acabar com os focos do mosquito da dengue", explica Valmor.