Programa Acelera realiza capacitação para professores

Educação
16/04/2008 15h41

Dez professores da rede municipal de ensino de Aracaju estão participando da capacitação do Programa Acelera, realizada pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a coordenação estadual do programa, que tem como função primordial auxiliar na correção da distorção idade/série, proporcionando a aceleração garantida em Lei. A partir do dia 21 de abril é a vez dos professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que atuam no programa "Se Liga" participarem da capacitação.

O curso é dividido em capacitação inicial e capacitação para veteranos. A inicial tem duração de 40 horas, está acontecendo no Real Hotel e vai até esta sexta-feira. Nessa etapa, os participantes aprendem como atuar no programa e têm acesso à metodologia trabalhada em sala de aula, conhecendo, por exemplo, os materiais utilizados, as metas e formas de atuação mais diretivas.

"Buscamos oferecer oportunidades para que os alunos desenvolvam os seus potenciais. Essa parceria com o município de Aracaju é muito satisfatória e está trazendo bons resultados, já que aqui são oferecidas ótimas condições de trabalho", disse a gerente de programas da Área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, Maria Regina Baroni.

Para os que já faziam parte do programa a capacitação aconteceu até ontem, terça-feira, e foi desenvolvida no Hotel Parque das Águas. Os participantes aprofundaram os conhecimentos através de oficinas de leitura, escrita e matemática. Também foi feita uma avaliação dos resultados do ano passado e discutiram formas de melhorar o desempenho dos estudantes.

A coordenadora dos programas 'Se Liga' e 'Acelera' em Aracaju, a professora Marpessa D`Ávila, falou que o resultado do programa está dentro dos índices estaduais, que é de 90,5%. "Nesta quarta-feira começarei a entregar o material em todas as nossas unidades de ensino. O trabalho desenvolvido pelo município é bom e vem colhendo resultados positivos. Para esse ano vamos continuar investindo na educação e seguindo as metodologias e os encaminhamentos do Instituto Ayrton Senna", comentou.

Em Aracaju, os programas 'Se Liga' e 'Acelera' funcionam em dez escolas municipais, fazendo a correção de fluxo escolar nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O programa trabalha com crianças de nove a 14 anos utilizando material didático e metodologia própria, buscando resgatar a auto-estima e proporcionar autonomia aos estudantes.

A professora Tânia Regina Carvalho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no loteamento Pau Ferro, no bairro Santos Dumont, falou da sua experiência e da satisfação no trabalho que exerce. "O programa acompanha o desempenho dos alunos de forma constante, o que nos permite dar-lhes uma assistência maior. Apesar de já ter 26 anos de experiência como professora da rede municipal de ensino me senti renovada quando comecei a trabalhar com o ‘Se Liga e Acelera'. É notável o desenvolvimento dos alunos, tanto no processo de alfabetização quanto no de desenvolvimento da auto-estima", declarou.