Prefeitura dá continuidade à formação continuada de docentes

Educação
16/04/2008 17h21
Início > Notícias > Prefeitura dá continuidade à formação continuada de docentes

O programa 'Horas de Estudo' para a Educação Infantil e para os alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) reuniu na manhã desta quarta-feira, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho, professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju para mais uma etapa da formação continuada. Em comum para os dois grupos: a junção da teoria com a possibilidade de aplicação prática.

Os docentes de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) escolheram o planejamento e avaliação como tema do dia, escolha feita baseada na necessidade de trabalhar esses aspectos em sala de aula. Inicialmente tiveram acesso a um texto que dava subsídios para uma discussão sobre a importância do planejamento e avaliação, proporcionando um debate muito construtivo sobre o assunto.

A segunda parte do encontro do grupo da Educação Infantil foi dedicada a uma atividade de observação de pontos como linguagem oral e escrita, leitura, expressão corporal, matemática e relações sócio-afetivas, aspectos que devem ser observados nas crianças cotidianamente.

Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora de Educação Infantil, professora Maria José Barreto, que na oportunidade ressaltou a importância de desenvolver atividades de leitura e escrita, sempre lembrando que para tanto, a parte social e afetiva deve estar envolvida. A coordenadora falou ainda sobre a necessidade de respeitar a realidade de cada escola e de seus alunos, enfatizando a importância dos professores neste processo, já que são eles os conhecedores da prática.

Os educadores presentes confirmaram a necessidade desse tipo de discussão, como declarou a professora Sílvia Torres Pereira, que trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil Manoel Eugênio do Nascimento, localizada no Bairro Santos Dumont. Para ela, os temas abordados nos encontros do programa têm ajudado a melhorar a sua prática em sala de aula. "Planejar e avaliar são aspectos fundamentais para o trabalho feito junto aos alunos, por isso acredito que os encaminhamentos que recebemos aqui nos ajudam bastante", disse.

EJA e a interdisciplinaridade

O assunto escolhido para ser tratado junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi o texto e a interdisciplinaridade, retratado através de abordagens das diversas áreas do conhecimento. Por meio dos pontos levantados foi possível estabelecer uma correlação entre a prática e a vivência de cada um em sala de aula.

"Nas horas de estudo existe um intercâmbio muito grande de idéias, pontos de vista e experiência. Nós, da Secretaria Municipal da Educação da Educação, trazemos apenas as sugestões, mas a presença e a vivência desses educadores são o que enriquecem as reuniões", declarou a técnica da Coordenação de EJA da Semed, a professora Marilda de Oliveira.