A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove até o final da tarde de hoje, sexta-feira, o 1º Encontro Inter-Redes de Atenção à Pessoa em Crise. O evento discute a formulação de políticas para o cuidado e atenção às situações de crise psiquiátrica nos serviços de saúde.
O encontro foi aberto ontem, quinta-feira, e contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos. Hoje pela manhã, uma mesa temática sobre possibilidades de intervenção nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) contou com a participação do membro da Coordenação de Saúde Mental de Belo Horizonte, Políbio Souza.
A gestora do núcleo Inter-Redes, Luzitânia Borges, afirma que o caráter de educação permanente da proposta garantirá melhorias ao sistema de saúde mental da capital aracajuana. "As diretrizes aqui discutidas serão implantadas e implementadas nos nossos equipamentos de saúde. O benefício direto é justamente para os assistidos, que terão oportunidade de desfrutar de serviços cada vez mais de qualidade", pontuou durante o encontro.
ProgramaçãoHoje, sexta-feira
14h - Continência e cuidado: discussão sobre contenção nos Caps
Componentes da Mesa: Antônio Souza Lima Júnior (psiquiatra do Serviço de Urgência Mental do Hospital São José e Caps III Liberdade), Políbio José de Campos Souza (Sanitarista / Membro da Coordenação da Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte MG (BH), Maria Aparecida da Silva Ribeiro (gerente da Urgência Clínica e Mental São José)
15h - Intervalo com lanche
15h30 - Técnicas de Contenção
Facilitadores: Trabalhadores de Samu 192 - Aracaju e do Corpo de Bombeiros
17h - Encerramento e Distribuição de atividades de dispersão