Escolas da rede municipal podem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa

Educação
22/04/2008 09h24

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju aderiu à Olimpíada de Língua Portuguesa ´Escrevendo o Futuro´ como forma de incentivar os alunos da rede municipal de ensino a melhorar o seu nível de leitura e escrita através da produção de textos. A Olimpíada é realizada através de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), da Fundação Itaú e das secretarias de educação de cada cidade. Podem participar os alunos matriculados da 4ª à 8ª séries, ou do 5º ao 9º anos, além dos que estão em classes de aceleração equivalentes a este mesmo período.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 5 de maio e devem ser feitas pela internet através dos sites www.mec.gov.br, www.fundacaoitausocial.org.br, www.cenpec.org.br ou ainda pelo www.escrevendoofuturo.org.br. Os interessados também podem realizar a sua inscrição através de uma ficha impressa que pode ser retirada em qualquer agência do banco Itaú ou solicitada pelo 0800 7719310.

A Olimpíada constará de cinco etapas. Na primeira, os alunos escreverão um texto com o tema "O lugar onde vivo", que deverá ser avaliado por uma comissão julgadora da própria escola, que tem como responsabilidade escolher os melhores textos, que deverão ser encaminhados para a Semed até o dia 18 de agosto.

Na segunda etapa a comissão julgadora municipal irá escolher os melhores textos de acordo com o número de vagas e o número de escolas participantes, e após esse processo, vai enviá-los para a coordenação da olimpíada até o dia oito de setembro. Na terceira etapa será a vez da coordenação da olimpíada fazer a sua análise, para em seguida, encaminhá-los à comissão julgadora estadual, que será a responsável por escolher os finalistas estaduais em cada uma das categorias.

Na quarta fase ou etapa regional, os escolhidos participarão da seleção na cidade de Recife (PE) com todas as despesas pagas pela organização do evento. Os 150 escolhidos dessa fase participarão da quinta etapa, a nacional, que acontecerá em Brasília (DF), quando serão anunciados os 15 vencedores.

Os vencedores em cada fase serão premiados de formas distintas. Os selecionados na etapa municipal receberão diplomas e certificados da própria instituição de ensino. Na etapa estadual a premiação constará de medalha de bronze e coleção de cinco livros para os alunos, e medalha de bronze e um livro para os professores. Já na etapa regional os alunos e os professores receberão uma medalha de prata e um som portátil, enquanto a escola e o município uma placa de participação.

Na última fase, a nacional, os estudantes e os professores vencedores ganharão medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora. Já a escola receberá um laboratório de informática com 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a ampliação do acervo da biblioteca, enquanto que o município receberá um selo concedido pelo MEC.

Para a diretora de educação básica da Semed, a professora Patrícia Rosalba, a participação dos professores, no que diz respeito a incentivar a participação dos seus alunos é muito importante. "É fundamental a participação dos estudantes para que ampliem seus conhecimentos tanto em língua portuguesa quanto em outras áreas de ensino. Essa é também a oportunidade que têm de entrar em contato com estudantes de outros estados, de trocar experiências", disse.