Prefeito dá posse aos profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Saúde

Saúde
18/04/2008 17h43
Início > Notícias > Prefeito dá posse aos profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Saúde

Depois de um processo ágil e eficiente, tomaram posse os 94 profissionais de saúde aprovados no último concurso público, realizado em janeiro deste ano pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) da Prefeitura de Aracaju. A solenidade, realizada na manhã de hoje, sexta-feira, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), foi conduzida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que acabou de chegar da XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A seleção classificou 5.105 candidatos, sendo 1.498 de nível fundamental, 819 de nível médio e 81 de nível superior, num universo de 16.254 inscritos. Inicialmente foram convocadas 94 pessoas, dos quais 13 de nível fundamental e 81 de nível superior, nas áreas de atendentes de consultório dentário, motorista de ambulância, auxiliar de enfermagem, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo clínico, nutricionista, fonoaudiólogo e médico - profissional que recebeu o maior número de convocações (55).

"A realização de mais esse concurso reforça os compromissos assumidos pela geração da qual fiz parte, que sempre defendeu a política como instrumento a serviço daqueles que mais precisam, do bem-comum, da justiça social, da ética e da correta aplicação os recursos públicas. Esses novos profissionais que iremos contratar a partir de agora irão reforçar os quadros da saúde e contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados à população", destacou o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, os 94 novos contratados darão uma contribuição decisiva para o avanço das políticas de atenção básica implementadas em Aracaju. "Através de um processo transparente e democrático no serviço público, estamos recebendo profissionais gabaritados para, de forma correta e brilhante, fazer o reforço na área de saúde, sobretudo nesse momento crítico de combate à dengue", afirmou.

Abertura

A solenidade foi aberta com a assinatura dos termos de posse dos profissionais aprovados no concurso, representados pelos primeiros colocados em cada área: Gabriela Cláudia Santos (agente de enfermagem de urgência e emergência); João Ferreira Alves (médico ortopedista); Valteilde Alves Conceição (enfermagem PSF); Anacharla Santos Simões (enfermagem emergência); e Thiago de Oliveira Ferrão (médico/radiologia e diagnóstico por imagem).

"Esse é um momento de honra e orgulho por ter sido selecionado no meio de tantos candidatos. Gostaria de parabenizar a Prefeitura por ter realizado uma seleção pública direcionada aos profissionais de saúde, preenchendo os critérios de transparência, democracia, mérito e reconhecimento intelectual garantidos pela Constituição brasileira", discursou o médico Thiago Ferrão, em nome dos demais empossados.

Para a terapeuta ocupacional Thamara Fernandes, que deixou São Paulo para viver em Aracaju atraída pela qualidade de vida, esse concurso era ansiado há muito tempo pelos profissionais do seu ramo de atuação. "Foi uma surpresa. Não esperava nem a realização do concurso e nem ter sido aprovada. Estou com uma expectativa muito grande em poder atuar na área de saúde do trabalhador, mas em geral somos muito demandados para a saúde mental e a reabilitação física", avaliou.

Presenças

Prestigiaram o evento os secretários municipais Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Luciano Pimentel (Planejamento), Diva Elen (Aracaju Previdência), Luiz Carlos (Procuradoria Geral), Fabiana Pinho (Administração - interina - e Gabinete do prefeito) e Jeferson Passos (Finanças), o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fábio Silva, além dos vereadores Sérgio Góes (presidente da Câmara), Emmanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara), Dr. Gonzaga, Valdir Santos, Rosângela Santana e Magal da Pastoral.