Prefeito faz avaliação com a Comissão Técnica de Combate à Dengue

Saúde
22/04/2008 14h21

Em pleno feriado nacional, o prefeito Edvaldo Nogueira fez ontem, segunda-feira, às 11h, a quinta reunião com a Comissão Técnica de Combate à Dengue. A Comissão foi estabelecida no mês passado para avaliar as ações do Plano de Contingência da Dengue organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). No encontro, os gestores apresentaram ao prefeito um balanço das atividades desenvolvidas na semana passada nos dois hospitais municipais e nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Das ações mais recentes, Edvaldo Nogueira parabenizou os gestores quanto a retaguarda montada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para agilizar a entrega de exames laboratoriais, à noite, a pacientes com suspeita de dengue. Com o serviço, profissionais da SMS levam na casa do paciente o resultado dos exames. Ao detectar exames com alteração no sangue ou sinais de alerta, o paciente é conduzido aos hospitais municipais para evitar complicações e agilizar o tratamento.

Unidade de Resposta Rápida

A retaguarda está montada na Unidade de Resposta Rápida (URR). Os hemogramas realizados diariamente em todas nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) e são encaminhados ao Laboratório Municipal do Centro de Referências Médicas do Siqueira Campos (Cemar). "A URR foi instalada em julho de 2007 para atender às doenças de notificação imediata seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, como os surtos e agravos inusitados. Seguindo esse modelo e atual situação da dengue no nosso município, incluímos a dengue no rol dessas doenças para agilizarmos a investigação e melhoramos a assistência e o tratamento ao paciente com suspeita da enfermidade", explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taise Cavalcante.

Dos exames, são realizados hemograma completo com contagem de plaquetas, coagulograma, TGO e TGP na própria unidade para os casos suspeitos de dengue. Os exames são coletados diariamente nos dois turnos nas USFs e todos os casos com alteração no sangue encaminhados no mesmo dia com orientações para o seguimento.

Na reunião ontem estavam presentes os secretários municipais de Saúde e da Comunicação, Marcos Ramos e Carlos Cauê; as coordenadoras do Programa Municipal de Combate à Dengue e da Vigilância Epidemiológica, respectivamente, Taise Cavalcante e Tânia Santos; a coordenadoras da Gestão do Cuidado, Tereza Cristina Santana Nogueira; o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca; a chefe de Gabinete da SMS, Ana Márcia Menezes; coordenador Núcleo Jurídico, Márcio Barreto e a coordenadora do Núcleo de Comunicação, Déa Jacobina.